Música e Poesia
Porprofessor
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
- Ampliar o repertório musical das crianças
- Aprender a ouvir/apreciar músicas diversas
- Conhecer alguns poemas ou obras literárias musicadas
1º Bimestre
Você vai precisar de alguns livros e de um aparelho de som.
Para a realização desta sequência, sugerimos algumas obras musicais com as características pedidas pela atividade:
CDs: A Arca de Noé - volumes 1 e 2 (poemas de Vinícius de Moraes), Universal; De Paes para Filhos, de Paulo Bi (poemas de José Paulo Paes), MCD Records; Quero Passear, do Grupo Rumo, Palavra Cantada; Canções dos Direitos das Crianças, diversos artistas, Movieplay.
Introdução
Nesta sequência de atividades, além de ampliar seu repertório musical, os alunos podem conhecer um pouco mais sobre a canção, uma composição normalmente curta, que combina melodia com poesia.
Contar aos alunos que algumas das canções que vão ser ouvidas foram originalmente escritas como poesia. Esse é o caso, por exemplo, das faixas que compõem o CD A Arca de Noé, cujas letras são de Vinícius de Moraes, que só ganharam o acompanhamento da música muito tempo depois de terem sido criadas.
Ler os poemas, textos ou letras das canções antes e também depois de ouvir a música.
Ao fim do bimestre, todos devem saber cantar as músicas aprendidas, e podem cantar com a gravaçã
Quanto a avaliação da aprendizagem, serão observadas as características de cada aluno dentro do grupo. Ao escutar uma canção, os alunos poderão não manifestar seu prazer e seu interesse da mesma maneira. Nem todos dançam ou batem palmas; alguns preferem se manter atentos, apenas escutando, o que não significa não gostar do que ouvem. Nesse processo de avaliação, serão reconhecidas as manifestações de prazer e desprazer dos alunos diante da música. Serão organizadas rodas de apreciação musical, em que todos conversarão sobre suas músicas preferidas, sobre porque gostam ou não de determinada obra, valendo-se como critérios de observação o seguite: - As crianças incorporaram canções apresentadas na roda de música ao seu repertório? Cantam-nas espontaneamente? - As crianças se interessaram em procurar e localizar os poemas/letras de canções nos livros? - As crianças pedem, em outros momentos do dia, para que o professor toque as canções que escutaram na roda de música? Quer saber mais? INTERNET Declaração Universal dos Direitos da Criança - Unicef A poesia infantil no Brasil: um panorama histórico, por Luís Camargo (escritor e ilustrador de livros para crianças) A arca de Vinícius de Moraes(letras dos poemas e link para ouvir as canções) BIBLIOGRAFIA A Arca de Noé, de Vinícius de Moraes, Cia. Das Letrinhas; Poemas para brincar, de José Paulo Paes, Ed. Ática; Declaração dos Direitos das Crianças, documento elaborado pela Organização das Nações Unidas, a ONU.
Créditos: Maria Paula Zurawski Formação: Atriz, professora de Teatro e Música, co-autora do Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (área de Movimento), lançado pelo MEC em 1998.
Últimas notícias