Músculos e anabolizantes
Pornovaescola
02/09/2017
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Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
8º, 9º
8 aulas
Computadores com acesso à internet, vídeos sobre uso e efeitos dos anabolizantes (vídeo 1, vídeo 2 e vídeo 3), fotos de pessoas que usaram esteroides, reportagens e infográficos sobre o assunto, como A Ação das Fórmulas no Organismo e O Que É a Força? Tipos de Força..., cones, colchonetes, cordas, elásticos, bancos, bambolês e bolas de pesos variados.
Levante o que os alunos sabem sobre os esteroides anabólicos androgênicos (EAA), se conhecem alguém que use e quais os efeitos. Apresente fotos de atletas que utilizaram anabolizantes e converse sobre as prováveis razões para isso. Exiba o primeiro vídeo sobre o assunto e questione o que faz com que pessoas comuns busquem essa droga. Passe o segundo vídeo e debata sobre o uso como tratamento médico e como aceleração do crescimento e da força muscular.
Proponha a realização de alguns exercícios que exijam força, como agachamento, abdominal e flexão de braço. Oriente os alunos enfatizando que o objetivo é vivenciar essas atividades, sem exceder nas repetições. Comente que o treino de força, quando programado e realizado corretamente, pode trazer benefícios para a saúde.
Peça que a turma leve à aula reportagens sobre o uso de anabolizantes em situações variadas: entre atletas, pessoas comuns, artistas etc. Também solicite registros de propagandas sobre produtos que promovam o aumento muscular. Debata sobre a busca compulsiva pelo ideal estético, que faz com que muitos tentem de tudo para alcançá-lo (exercícios, aparelhos, dietas e medicamentos). Questione a garotada sobre a relação entre estética e saúde: "Uma sempre inclui ou exclui a outra?", "É possível ter ambas?". Peça que tabulem os principais motivos que levam as pessoas a recorrerem a EAA.
Exiba o terceiro vídeo sobre anabolizantes, que explica o que ocorre no músculo com o uso de EAA e ao ser submetido a exercícios. Em seguida, apresente os principais tipos de força: a máxima (maior força muscular possível em uma só contração), a rápida (aplicada no menor tempo possível), a resistência (capacidade de resistir ao esforço por mais tempo) e a estática (sem movimento do músculo). Proponha atividades que exigem força para que os alunos vivenciem diferentes forças, como cabo de guerra e pular corda.
Organize treinos voltados a diferentes tipos de força. Para resistência, defina cinco estações, com flexão abdominal, passes com bola, flexão de braços, agachamento e elevação dos braços segurando uma bola. Proponha dez movimentos em cada uma delas de forma lenta e com pesos leves. Já para força rápida, estabeleça três exercícios para serem feitos velozmente: saltar pequenos obstáculos em sequência, pular corda e saltar sobre o banco. Converse com a turma sobre as vivências, que efeitos sentiram após realizá-las, a importância de planejar o treino progressivo para desenvolver diferentes forças e em quais atividades esportivas elas se aplicam.
Promova um debate e identifique se os alunos modificaram o conceito que tinham sobre os anabolizantes, se ampliaram o conhecimento sobre força e a relação entre estética e saúde.
Créditos: Marcos Mourão (consultoria)
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