Objetivo(s)
- Analisar a finalidade do gênero resenha e identificar os elementos de sua estrutura.
- Reunir informações sobre músicas, filmes, livros e videoclipes.
- Comentar de modo crítico o tema abordado, apresentando suporte para argumentos e vocabulário referente a sentimentos e adjetivos.
Conteúdo(s)
- Leitura e escrita de resenhas.
- Simple present e simple past.
- Expressões opinativas, como I like , I dislike, I agree e I disagree.
- Adjetivos.
Ano(s)
6º, 7º, 8º, 9º
Tempo estimado
Nove aulas.
Material necessário
Resenhas de canções, filmes, livros e videoclipes
Desenvolvimento
A partir da segunda etapa do projeto, apresente uma única resenha ao aluno surdo e peça a ele para que faça um trabalho de apreensão de sentidos através de uma leitura dinâmica. Avalie qual o grau de compreensão do aluno sobre o texto e proponha que ele pesquise as palavras que desconhece em um dicionário de figuras (Picture Dictionary). Se preciso, faça adaptações no tempo da atividade e oriente o aluno a continuar o trabalho em casa.
Enquanto os colegas trabalham na pesquisa de músicas e clipes para a resenha, o aluno com deficiência auditiva deve pesquisar quais expressões são comumente utilizadas nos textos do gênero. Desta forma, ele também colabora com a produção coletiva da turma. Você pode apresentar alguns textos que o auxiliem nesta tarefa.
A revisão e reescrita da resenha coletiva deve ser acompanhada por todos. Anote tudo no quadro para garantir a compreensão.
Para a produção individual, sugira alguns temas ao aluno surdo e o oriente em uma pesquisa na Internet. Ofereça a ele frases de resenhas críticas, peça para que aponte os elementos e expressões típicos do gênero e para que elabore seu próprio texto. Se considerar necessário, antecipe etapas para que o aluno possa finalizar o projeto junto dos demais e também participe do mural de resenhas.
Converse com a turma questões relacionadas a ouvir música e assistir a filmes, peças teatrais e videoclipes. Como tomam conhecimento da existência do material?
Apresente algumas resenhas e explique a função delas. Peça que sejam lidas e converse a respeito. Qual é o assunto dos textos? Por que eles se relacionam? Descrevem uma situação? Fornecem opiniões? Quais são as expressões que indicam o que os autores desses textos querem dizer? Chame a atenção para o modo como o objeto é caracterizado, destacando os adjetivos.
O grupo deve eleger a música de que mais gosta e, como lição de casa, pesquisar materiais sobre ela: a letra e biografia do intérprete, por exemplo. Oriente a busca no site oficial da banda ou do cantor em revistas e jornais para garantir a veracidade das informações. O material deve ficar à disposição de todos para ser usado como uma fonte de consulta na produção de uma resenha coletiva em inglês.
Organize uma revisão coletiva do texto e a reescrita dele.
Proponha fazer um mural de resenhas. Cada aluno deve eleger a música, o filme, o livro ou a peça teatral que deseja resenhar individualmente. Liste todos para que os títulos não se repitam.
Com as resenhas prontas, peça que troquem o texto com o colega para que ele revise e dê sugestões a fim de melhorar a produção. Depois, cada um deve reescrever o material, acatando ou não as ideias.
Coloque as resenhas no mural. Explique a importância de a turma ler todas para discutir a estrutura dos textos e o poder argumentativo de cada autor.
Avaliação
Produto final Mural de resenhas de músicas, filmes, livros e videoclipes. Observe se as expressões utilizadas são coerentes com o gênero e o vocabulário adquirido. É importante que as resenhas tenham informações sobre a obra analisada e não só opiniões. Se isso ocorrer, retome os saberes construídos na elaboração da resenha coletiva.
Flexibilização
Disponha no quadro as perguntas norteadoras da discussão sobre a resenha e escreva as principais observações dos alunos. Peça ao aluno com deficiência auditiva para que anote os tópicos da conversa em seu caderno.
Deficiências
Auditiva
Créditos: Andrea Zinni Formação: Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10. Créditos: Ruth Nassiff Cargo: Flexibilização Formação: Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II, do Colégio Sidarta Créditos: Odair José de Araújo Júnior Formação: Professor Auxiliar do Colégio Sidarta, em São Paulo Créditos: Caren Maria Hester Formação: Coordenadora de Inglês do Colégio Sidarta, em São Paulo
Tags
Assuntos Relacionados