Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Mudanças climáticas

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

·                     Debater questões que tratem de problemas ambientais.

·                     Perceber fatores naturais e culturais que alteram o ambiente.

·                     Conhecer estratégias para minimizar os efeitos das mudanças climáticas em diferentes cenários e regiões.

·                     Planejar ações coletivas para os problemas ambientais da escola. 

Ano(s) 

4º, 5º

Tempo estimado 

Três aulas, no mínimo.

Material necessário 

·                     Computadores com acesso à internet.

·                     Cartolinas, canetas coloridas, revistas, papeis, lápis, tesoura e cola.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Exiba alguns trechos de filmes que abordem as mudanças climáticas. Priorize vídeos curtos (de 5 a 10 minutos), como os produzidos pela Fundação O Boticário (https://www.youtube.com/watch?v=L5QckXBcDng), o Greenpeace (https://www.youtube.com/watch?v=wCmO3OCZX6Q) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE - https://www.youtube.com/watch?v=ssvFqYSlMho), as animações disponíveis em  https://www.youtube.com/watch?v=o7mjvaRjYJk e https://www.youtube.com/watch?v=u91yEAcNIgk e esta reportagem da TV Cultura (https://www.youtube.com/watch?v=nvL6Egf35J4).  Nos intervalos entre eles, promova uma breve discussão, que permita aos estudantes argumentar e opinar sobre o que foi retratado. Para subsidiar o debate, chame a atenção da turma para aspectos como as alterações naturais do planeta (variações na temperatura, chuvas, nebulosidade e outros fenômenos climáticos ocorrem há milhões de anos); o efeito estufa e a relação dele com a sobrevivência dos seres vivos; a queima de combustíveis fósseis, intensamente produzidos pelas atividades humanas, que liberam gases responsáveis pela intensificação do efeito estufa; o aumento da temperatura média do planeta e as consequências disso (derretimento de calotas polares e chuvas e secas intensas); e verdades e mitos acerca das mudanças climáticas. Ao final da atividade, divida a turma em grupos. Cada um deles aprofundará a investigação sobre um destes temas: “Perda de biodiversidade e extinção de espécies”, “Geração de resíduos sólidos pelos seres humanos”, “Emissão de gases poluentes pela queima de combustíveis fósseis” e “Consumismo". Peça que as equipes pesquisem em casa a relação desses assuntos com as mudanças climáticas, selecionem notícias que expliquem esses fatores e as leve na aula seguinte.

2ª etapa 

Com o auxílio de computadores ligados à internet e das notícias que foram pesquisadas em casa, solicite que os estudantes confeccionem cartazes apresentando um título (o tema estudado) e, pelo menos, uma característica, uma causa e uma consequência do evento destacado e uma maneira de minimizar os efeitos causados por ele. Para a pesquisa na internet, sugira que a turma visite portais como www.akatu.org.br, www.greenpeace.org/brasil/pt/, www.wwf.org.br e http://www.andi.org.br/tags/mudancas-climaticas-0. De o tempo necessário para que os estudantes finalizem os cartazes e, depois, peça que cada grupo apresente sua produção e explique suas descobertas. Se necessário, programe mais de uma aula para isso. Faça uma lista com todas as soluções apresentadas pelos grupos e depois converse sobre elas com a classe. Entre as ideias elencadas devem estar possibilidades relacionadas à gestão dos recursos hídricos, conservação da água, plantio de árvores, reflorestamento, reciclagem e reutilização de materiais descartáveis, redução do consumo, programas de proteção ambiental, iniciativas de energia renovável, ações de Educação ambiental, agricultura sustentável, sistemas de alarme e monitoramento de eventos climáticos e participação de comunidades, coletivos e ONGs em ações sociais e ambientais. 

3ª etapa 

Promova uma discussão sobre os problemas ambientais no âmbito escolar. Questões como geração de lixo, impermeabilização do solo, desperdício de energia e água podem ser abordadas. Instigue os alunos a pensar sobre o papel das pequenas e das grandes ações geradoras de mudanças ambientais, tentando descobrir de que maneira a escola lida com esse assunto e que atitudes poderiam ser tomadas para minimizar os impactos ambientais causados pela instituição. Envolva a gestão da escola nessa iniciativa e promova, por exemplo, uma entrevista da turma com o diretor para saber mais sobre o que já é realizado e pensar em ações possíveis. Ao final, elabore um plano de ação em conjunto com a turma que contemple a participação coletiva nos problemas ambientais da escola. Estimule-os a pensar atitudes e maneiras de lidar com o assunto, como cartazes orientadores, mudanças de comportamento dentro da sala de aula, organização de encontros para discussão etc. Esse plano pode ser apresentado para a comunidade escolar, caso seja esse o desejo dos estudantes.
  

Avaliação 

Peça que os estudantes redijam um breve texto (de 10 linhas) sobre suas percepções sobre as mudanças climáticas após a pesquisa. Avalie, individual e coletivamente, essa produção, a participação nas discussões sobre os filmes e na elaboração do plano de ação e a confecção dos cartazes. 

Créditos: Gabriel de Moura Silva, biólogo.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias