Compartilhe:

Jornalismo

A mitologia grega retratada no filme "Troia"

Pornovaescola

02/09/2017

Objetivo(s) 

Compreender a mitologia grega como expressão cultural e conhecer suas representações.

Conteúdo(s) 

 

Mitologia grega e função do mito na história.

Ano(s) 

6º, 7º, 8º, 9º

Material necessário 

- Filme "Troia", do diretor Wolfgang Petersen

Trechos selecionados
O filme é bastante longo e denso. As cenas mais emblemáticas vão da construção do cavalo de Troia ao momento do ataque surpresa (2h12m36s a 2h32m50s).

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução
A famosa Guerra de Troia é o tema deste filme. Em 1193a.C., o príncipe Páris de Troia se envolve com Helena, mulher de Menelau, rei de Esparta, e provoca a guerra, quedura mais de uma década. Enquanto Príamo, rei de Troia, tenta preservar a cidade e conta com a bravura de seuprimogênito, Heitor, os gregosenviam o seu maior guerreiro, Aquiles., interpretado por Brad Pitt. “Assim, tem início umdos episódios mais célebres da mitologia grega, tema quepode ser muito bem trabalhado com o filme Troia”, afirma o professor Juliano Custódio Sobrinho, da Universidade Nove de Julho (Uninove).

Comece a aula tratando da mitologia grega. Leve as imagens dos deuses do Olimpo, retratados em inúmeras esculturas de época, e até mesmo uma foto do próprio monte Olimpo, que fica na região central da Grécia. Fale sobre a cidade de Troia, cuja existência tal como é descrita no filme nunca foi comprovada. Passe o trecho selecionado e discuta com a turma a importância da mitologia e de uma história como a da vitória sobre Troia para o imaginário de um povo vivendo um momento de ascensão cultural, os gregos antigos.

Avaliação 

Proponha a leitura de trechos de Odisseia, de Homero, que relata a história de um dos heróis da Guerra de Troia, Ulisses, e a produção de um texto em que comparem o poema épico e o filme assistido.  

Créditos: Juliano Custódio Sobrinho Formação: professor da Universidade Nove de Julho (Uninove)

continuar lendo

Veja mais sobre

Relacionadas

Últimas notícias