Minha localidade
Porprofessor
02/09/2017
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
Identificar como os alunos lidam com a historicidade da sua localidade.
- História local e localidade
4º
- Cada aluno deve receber uma folha de papel pautada
- Três imagens da localidade: uma antiga, uma recente e uma de época intermediária
- preenche um formulario sobre a sua localidade.
Começa apresentando a eles duas imagens da sua localidade. Uma antiga e outra mais atual. Não necessariamente precisam ser imagens do mesmo lugar.
inicialmente os alunos procurem reconhecer o que mudou na paisagem - nos tipos de construções, até mesmo nas características técnicas da imagem. Solicite que todos levantem essas questões e registre na lousa o que eles disserem.
Termina essa atividade, os alunos estarão com um mapa de como era e de como está, mas talvez não tenham ainda construído a ideia de qualquer processo que ligue esses dois momentos históricos. É importante que você faça perguntas sobre isso. Ofereça, então, uma terceira imagem, de um período intermediário.
A imagem que mostra a mesma localidade em um momento histórico entre o tempo das duas primeiras permitirá que você proponha a seguinte questão, que pode ser respondida por escrito:
- Trabalho pra casa: Conte a história da nossa cidade/bairro/localidade/comunidade, usando o que você sabe a respeito disso e se baseando nas imagens apresentadas.
Recolha as produções dos alunos para a análise dos conhecimentos que eles têm a respeito desse assunto.
Análise e registro de resultados
Quando falamos dos conhecimentos que os alunos têm acerca desse assunto, não queremos dizer somente as informações de que eles dispõem, ou os aspectos da história local que já conhecem. A análise de resultados se refere a descobrir como os alunos lidam com a historicidade da sua localidade, cidade, bairro e comunidade ou o que aplicam a própria realidade.
Portanto, ao ler as produções das crianças, procure identificar quais aspectos eles trazem para explicar o desenvolvimento histórico da localidade:
- Dão muita ênfase a ações individuais de algumas personalidades? Ou dão ênfase de menos às personalidades locais?
- Fazem referências a acontecimentos históricos os quais você não chegou a mencionar em aula? Quais?
- Reconhecem nas imagens apresentadas fontes de informação para seus pequenos textos?
- Conseguem descrever um processo histórico (seja ele qual for) que ligue o momento inicial ao momento atual?
Não sancione ou corrija os conhecimentos que os alunos têm sobre a localidade. Aproveite o que eles podem informar a você para que planeje as atividades seguintes.
Créditos: Daniel Helene Formação: Coordenador pedagógico do Centro de Estudar Acaia Sagarana
Últimas notícias