A Migração Nordestina
Porprofessor
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
- Discutir o processo migratório brasileiro por meio de trechos de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto;
- Ler textos literários para aprender sobre a migração;
- Produzir um mural sobre as migrações
- Leitura e interpretação de textos literários;
- Migrações internas;
- Produção de mural.
6º, 7º, 8º, 9º
5 aulas
O livro Morte e Vida Severina, cópias dos capítulos: O Retirante Explica ao Leitor Quem É e a Que Vai e Assiste ao Enterro de um Trabalhador de Eito e Ouve o Que Dizem do Morto os Amigos Que o Levaram ao Cemitério e mapas Brasil Político, Uso da Terra no Brasil e Circulação de Pessoas.
Mostre a capa do livro e peça que os aluno levantem hipóteses sobre a história. O que "Severina" quer dizer? Por que "morte" e "vida" aparecem nessa ordem? Comente sobre a imagem da capa e registre no quadro as impressões da turma. Aproveite para discutir sobre a migração nordestina, perguntando se eles conhecem pessoas que nasceram num lugar e foram morar em outro. Circule o livro e peça que falem sobre o tipo de texto, o gênero literário a que pertence e as características dele. Fale sobre o autor e explique o enredo.
Distribua as cópias do texto e leia em voz alta o trecho Assiste ao Enterro..., utilizando recursos como paradas, velocidade acelerada ou lenta e sussurros. Discuta o trecho lido e leve todos a interpretá-lo. É um enterro? De quem? Pergunte o significado da palavra latifúndio ali. Construa com eles o sentido global do texto e, em seguida, leia a primeira parte da obra, O Retirante... Resgate as histórias que a turma já ouviu sobre a migração de nordestinos e explore as causas dela.
Forme grupos e proponha que explorem as informações apresentadas nos mapas Brasil Político, Uso da Terra no Brasil e Circulação Populacional e que estabeleçam relações entre eles. Oriente-os a localizar a Região Nordeste, observar os diferentes usos da terra, relacionar a produção agropecuária com o tamanho das propriedades e identificar o destino da população migrante. Cada equipe deve relacionar a história de Severino às informações encontradas nos mapas e explicar a desigualdade na distribuição de terras no Brasil e as causas dos processos migratórios.
Com base nas informações e reflexões realizadas, peça que todos montem um mural na sala de aula sobre a migração da população nordestina no Brasil.
Analise a participação da classe durante as atividades de levantamento de hipóteses. Organize uma pauta de observação para acompanhar o trabalho com mapas (sabe ler legendas, identificar elementos do mapa e relacionar informações) e considere a fluência e a compreensão do texto.
Créditos: Referencial de Expectativas para o Desenvolvimento da Competência Leitora e Escritora no Ciclo II do Ensino Fundamental - Geografia, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Últimas notícias