Micróbios: registro instrucional
Pornovaescola
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
Micro-organismos
3º, 4º, 5º
O ano todo.
Microscópio, cotonetes, meio de cultura (PDA) e estufa caseira.
Prepare duas placas com PDA (meio de cultura à base de batata). Peça que um grupo de crianças, logo após usar o banheiro, passe cotonetes nas mãos e os esfregue em uma mesma placa. Em seguida, solicite que lavem bem as mãos e repitam o procedimento em outra placa. Identifique as duas e coloque-as em repouso dentro da estufa caseira.
Uma semana depois, peça que a turma observe se houve proliferação de microorganismos. Na amostra coletada depois de lavarem as mãos, eles também terão proliferado, mas em menor número.
Solicite que as crianças produzam um registro instrucional da experiência. Os textos devem incluir todas as informações essenciais (objetivos, descrição das etapas, materiais utilizados) e precisam ser claros o suficiente para que qualquer pessoa consiga reproduzir o experimento orientando-se apenas por ele.
Analise os textos produzidos e veja se todos conseguiram descrever as etapas da experiência corretamente. Observe se os conceitos foram aprendidos e quais informações chamaram mais a atenção dos alunos. O uso de desenhos também deve ser considerado.
Na quarta etapa, promova uma discussão coletiva sobre a experiência e faça o registro escrito dos procedimentos e conclusões para que ele possa construir seu próprio texto em braile. Se necessário, amplie o tempo de realização dessa atividade. Forneça textos instrucionais em braile antecipadamente, como exemplo.
Visual
Créditos: Glamis Miguel Formação: Professora da EE Marilene Terezinha Longhim, em São Carlos, SP.
Últimas notícias