Objetivo(s)
- Diferenciar letras e desenhos.
- Diferenciar letras e números.
- Diferenciar letras umas das outras.
- A quantidade de letras usadas para escrever cada nome.
- Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc.
Conteúdo(s)
- Leitura e escrita de nomes próprios
Ano(s)
1º
Tempo estimado
1 semana
Material necessário
- Folhas de papel sulfite com os nomes das crianças da classe impressos
- Etiquetas de cartolina
- Letras móveis
Desenvolvimento
Para iniciar o trabalho com o nome próprio, serão expostos na sala de aula o crachá de todos os alunos. Um por vez, será chamado para ir ao centro da sala e escolher o nome que para ele é o seu. Dando continuidade,cada aluno apresenta sua tarjeta e se apresenta para o grupo, dizendo o seu nome, onde mora, do que gosta, do que não, o que faz.. As tarjetas com os nomes serão fixadas na sala de aula. Distribuição de tarejtas para que cada um escreva o seu nome do seu jeito. (Chame a atenção para as letras usadas, a direção da escrita, a quantidade de letras etc.)
Realização do bingo dos nomes. Distribuição de cartelas para que os alunos completem com os nomes expostos na sala de aula. A cada nome sorteado pelo professor, o aluno busca-o na cartela e marca. Vence o jogo quem conseguir marcar corretamente os nomes chamados.
Questione os alunos como o professor pode fazer para saber o nome da sala toda nos primeiros dias de aula. Ajude-os a concluir sobre a função do uso de crachás. Distribua cartões com a escrita do nome de cada um que deverá ser copiado nos crachás. Priorize nesse momento a escrita com a letra de imprensa maiúscula (mais fácil de compreensão e reprodução pelo aluno).
Lance para a classe o problema: como podemos fazer para não esquecer quem falta na aula? Apresente uma lista com todos os nomes da classe. Escreva todos os nomes com letra de imprensa maiúscula. Peça que localizem na lista da sala o próprio nome. O cartaz com essa lista pode ser grande e fixado em local visível. Disponibilize letras móveis e peça para cada um montar o próprio nome.
Avaliação
Observe se as crianças avançaram em suas hipóteses de escrita, ampliaram o repertório das relações que estabelecem, começam a interpretar a escrita durante e depois de sua produção e se pedem ou fornecem informações ao colega durante a realização das atividades.
Flexibilização
(perda auditiva parcial, tem oralidade e está em fase de alfabetização) Dê oportunidade de o aluno escrever da maneira que consegue. Para o aluno saber melhor qual é o nome ditado, a professora pode pedir que cada aluno se levante quando seu nome for dito.
Deficiências
Auditiva
Créditos: Suzana Mesquita Moreira Formação: Professora, coordenadora pedagógica e formadora de professores
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