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Jornalismo

Megadiversidade no mundo tropical

Pornovaescola

02/09/2017

Objetivo(s) 

  • Entender o conceito de biodiversidade;
  • Conhecer os elementos existentes no mundo tropical que favorecem a existência da megadiversidade:
  • Analisar a interação entre esses elementos;
  • Identificar os diferentes ecossistemas existentes no mundo tropical:
  • Relacionar esses ecossistemas aos seus recursos e à diversidade de espécies existente.

 

Conteúdo(s) 

  • Biodiversidade;
  • Características do mundo tropical;
  • Ameaças à biodiversidade no mundo tropical;
  • Cartografia.

 

Ano(s) 

6º, 7º, 8º, 9º

Tempo estimado 

Cinco aulas

Material necessário 

  • Lápis de cor, canetinhas, cartolinas, cópias das reportagens e mapas sugeridos, livros e revistas sobre o tema. Se possível, computador com acesso à internet.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução
Nesta sequência didática será discutida a biodiversidade no mundo tropical, região terrestre que abriga as áreas de maior concentração e variedade de espécies do planeta. Os alunos vão aprender sobre as características climáticas, geológicas e geomorfológicas da região, além de sua história evolutiva. Ao longo das aulas, convide a moçada a identificar os diferentes ecossistemas e estudar os elementos que favorecem a ocorrência de uma megadiversidade. Atenha-se também aos riscos e às ameaças à biodiversidade.

Converse com os alunos sobre o que eles entendem por biodiversidade e megadiversidade. Registre no quadro uma lista com as palavras-chave apresentadas pela turma. Em seguida, leia em voz alta o conceito de biodiversidade proposto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Biodiversidade

Total de genes, espécies e ecossistemas de uma região. A biodiversidade genética refere-se à variação dos genes dentro das espécies, cobrindo diferentes populações da mesma espécie ou a variação genética dentro de uma população. A diversidade de espécies refere-se à variedade de espécies existentes dentro de uma região. A diversidade de ecossistemas refere-se à variedade de ecossistemas de uma dada região. A diversidade cultural humana também pode ser considerada parte da biodiversidade, pois alguns atributos das culturas humanas representam soluções aos problemas de sobrevivência em determinados ambientes. A diversidade cultural manifesta-se pela diversidade de linguagem, crenças religiosas, práticas de manejo de terra, arte, música, estrutura social e seleção de cultivos agrícolas, dentre outros.

Fonte: IBGE, 2004.


Peça que os alunos analisem a lista de palavras-chave e identifiquem similaridades e contrariedades em relação ao conceito do IBGE.

Feita essa introdução, dê uma aula expositiva sobre o mundo tropical. Aproveite os textos abaixo para prepará-la:

Relatório Planeta Vivo 2010
WWF


Ano Internacional da biodiversidade 
Portal EcoDebate

2ª etapa 

Peça que os alunos se dividam em grupos e analisem os seguintes mapas:

Mapa mundo clima 

Mapa mundo países megadiversos

Mapa

 Mapa mundo tropical

Mapa

Proponha que cada grupo elabore uma síntese das informações contidas nos mapas. Em seguida, distribua cópias de reportagens e faça resumos de estudos, como estes:

Conhecimento e uso sustentável da biodiversidade brasileira 

Mudança, incerteza e desconhecimento: a biodiversidade brasileira no século XXI

Tesouros esquecidos da biodiversidade brasileira

Peça que os alunos relacionarem as informações obtidas nas reportagens com o que ocorre nos mapas. Sugira também que identifiquem os possíveis ecossistemas, espécies e recursos existentes.

3ª etapa 

Em grupo, peça que os alunos escolham uma região tropical e elaborarem um painel sobre ela, colocando suas características e a biodiversidade presente. As informações podem ser coletadas em livros, revistas e sites. Proponha também que os grupos pesquisem as ameaças à biodiversidade da região escolhida - risco de extinção de alguma espécie, super exploração de algum recurso natural etc.

Ao longo da aula, acompanhe a realização da pesquisa, oriente os alunos e esclareça possíveis dúvidas.

4ª etapa 

Reserve um tempo para que os alunos finalizem os painéis. Em seguida, proponha que assistam ao documentário Floresta Tropical e Floresta Equatorial.

5ª etapa 

Na última etapa, proponha que os grupos apresentem os painéis que produziram com as características e a biodiversidade de cada região pesquisada. Peça que os grupos exponham o que descobriram e destaquem os riscos presentes em cada área.

Para terminar, promova uma discussão em sala de aula sobre a conservação da biodiversidade. Peça que a moçada discuta o tema com base nas pesquisas realizadas e no documentário.

Avaliação 

Avalie a participação da turma em todas as atividades. Questione os alunos sobre os conceitos discutidos ao longo das aulas e verifique o nível de conhecimento. Analise também os registros feitos ao longo das aulas e a qualidade das pesquisas e dos painéis  

Créditos: Ana Lucia Gomes dos Santos Formação: geógrafa e professora do Centro Universitário FIEO.

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