Megadiversidade no mundo tropical
Pornovaescola
02/09/2017
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Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
6º, 7º, 8º, 9º
Cinco aulas
Introdução
Nesta sequência didática será discutida a biodiversidade no mundo tropical, região terrestre que abriga as áreas de maior concentração e variedade de espécies do planeta. Os alunos vão aprender sobre as características climáticas, geológicas e geomorfológicas da região, além de sua história evolutiva. Ao longo das aulas, convide a moçada a identificar os diferentes ecossistemas e estudar os elementos que favorecem a ocorrência de uma megadiversidade. Atenha-se também aos riscos e às ameaças à biodiversidade.
Converse com os alunos sobre o que eles entendem por biodiversidade e megadiversidade. Registre no quadro uma lista com as palavras-chave apresentadas pela turma. Em seguida, leia em voz alta o conceito de biodiversidade proposto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Biodiversidade Total de genes, espécies e ecossistemas de uma região. A biodiversidade genética refere-se à variação dos genes dentro das espécies, cobrindo diferentes populações da mesma espécie ou a variação genética dentro de uma população. A diversidade de espécies refere-se à variedade de espécies existentes dentro de uma região. A diversidade de ecossistemas refere-se à variedade de ecossistemas de uma dada região. A diversidade cultural humana também pode ser considerada parte da biodiversidade, pois alguns atributos das culturas humanas representam soluções aos problemas de sobrevivência em determinados ambientes. A diversidade cultural manifesta-se pela diversidade de linguagem, crenças religiosas, práticas de manejo de terra, arte, música, estrutura social e seleção de cultivos agrícolas, dentre outros. Fonte: IBGE, 2004. |
Peça que os alunos analisem a lista de palavras-chave e identifiquem similaridades e contrariedades em relação ao conceito do IBGE.
Feita essa introdução, dê uma aula expositiva sobre o mundo tropical. Aproveite os textos abaixo para prepará-la:
Relatório Planeta Vivo 2010
WWF
Ano Internacional da biodiversidade
Portal EcoDebate
Peça que os alunos se dividam em grupos e analisem os seguintes mapas:
Mapa mundo clima
Mapa mundo países megadiversos
Mapa mundo tropical
Proponha que cada grupo elabore uma síntese das informações contidas nos mapas. Em seguida, distribua cópias de reportagens e faça resumos de estudos, como estes:
Conhecimento e uso sustentável da biodiversidade brasileira
Mudança, incerteza e desconhecimento: a biodiversidade brasileira no século XXI
Tesouros esquecidos da biodiversidade brasileira
Peça que os alunos relacionarem as informações obtidas nas reportagens com o que ocorre nos mapas. Sugira também que identifiquem os possíveis ecossistemas, espécies e recursos existentes.
Em grupo, peça que os alunos escolham uma região tropical e elaborarem um painel sobre ela, colocando suas características e a biodiversidade presente. As informações podem ser coletadas em livros, revistas e sites. Proponha também que os grupos pesquisem as ameaças à biodiversidade da região escolhida - risco de extinção de alguma espécie, super exploração de algum recurso natural etc.
Ao longo da aula, acompanhe a realização da pesquisa, oriente os alunos e esclareça possíveis dúvidas.
Reserve um tempo para que os alunos finalizem os painéis. Em seguida, proponha que assistam ao documentário Floresta Tropical e Floresta Equatorial.
Na última etapa, proponha que os grupos apresentem os painéis que produziram com as características e a biodiversidade de cada região pesquisada. Peça que os grupos exponham o que descobriram e destaquem os riscos presentes em cada área.
Para terminar, promova uma discussão em sala de aula sobre a conservação da biodiversidade. Peça que a moçada discuta o tema com base nas pesquisas realizadas e no documentário.
Avalie a participação da turma em todas as atividades. Questione os alunos sobre os conceitos discutidos ao longo das aulas e verifique o nível de conhecimento. Analise também os registros feitos ao longo das aulas e a qualidade das pesquisas e dos painéis
Créditos: Ana Lucia Gomes dos Santos Formação: geógrafa e professora do Centro Universitário FIEO.
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