Medidas de tempo
Porprofessor
02/09/2017
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Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
- Entender como números funcionam num contexto específico: o calendário.
- Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiando-se no calendário.
3º
Todo ano letivo
Calendário anual de 2015
Calendário tipo folhinha com uma página para cada mês.
Quadro branco
Caderno e agendas dos alunos
Cartazes
Relógios analógicos e digitais
ATIVIDADES PARA SE REALIZAR NO INÍCIO DO ANO
ATIVIDADES REALIZADAS MENSALMENTE
SITUAÇÕES-PROBLEMA COM O USO DO CALENDÁRIO EM TODO O ANO
APRENDENDO SOBRE AS HORAS
Roda de conversa para levantar os conhecimentos prévios sobre medida de tempo e uso do relógio. Os alunos falarão sobre a hora que levantam, o que fazem no período da manhã, caso estudem a tarde ou hora de entrada na escola, a hora do início e do fim do recreio, o tempo de duração do recreio, os dias das disciplinas de artes e educação física, os horários dessas aulas, a hora da saída, o que faziam durante a noite e em que hora tomam banho ou se deitam
Os alunos montarão um relógio analógico. Cada um recebe um relógio desenhado sem os algarismos em uma folha que pode ser sulfite ,cartão ou canso. Eles conversarão entre si sobre os numeros e os ponteitos que deverão colocar. O professor pode introduzir um conversa a respeito da contagem feita com os ponteiros dos minutos (5 em 5). Quando o ponteiro está no algarismo 2 , na verdade, representa dez minutos ou, se ele está no 6 representa 30 minutos ou meia hora.
Entregar para cada dupla folhas com relógios analógicos e digitais desenhados. O propósito desse jogo é que os alunos preencham no relógio analógico e/ou digital as horas estipuladas, como a da entrada, da saída, do recreio. O professor pode ambém escrever algumas horas e sorteá-las, ditando-as para que as duplas as registrem. Depois de muitas jogadas, esse registros devem ser socializados. Esse jogo pode ser repetido quantas vezes o professor considerar necessário.
Ao longo do ano o aluno deve: se envolver nas atividades demonstrando interesse, alegria e curiosidade na execução das atividades planejadas; demonstrar maior compreensão a cada atividade, percebendo as regularidades e as alterações; elaborar textos coletivos e individuais, orais ou escritos sobre as experiências vivenciadas dentro e fora da sala de aula com o uso do calendário demonstrar organização dos trabalhos e das rotinas, dentro e fora da sala de aula
Material necessário Além do calendário convencional, outro em braile (pode ser produzido no AEE com a partic 1ª etapa Peça que o AEE providencie calendários para cegos e pergunte ao aluno se ele tem um desses em casa. Deixe que todos identifiquem semelhanças e diferenças entre os calendários. É importante fazer marcas salientes no chão que indiquem o caminho até o calendário em braile. Todos os dias, o aluno deficiente também deve localizar a data em seu calendário.ipação do aluno). 2ª etapa Amplie o tamanho do calendário ou faça-o em duas folhas e duplique a informação acrescentando as datas e os nomes em braile. 4ª etapa Repita as intervenções anteriores, sempre estimulando sua atuação e aprendizagem. Quanto às perguntas do professor para a contagem dos dias que faltam para determinado evento, disponibilize para ele um calendário individual em braille em que possa utilizá-lo para compreender as perguntas do professor e fazer os cálculos. Nesses momentos, coloque-o em dupla com um colega que possa auxiliá-lo nessa tarefa. Avalie seu repertório quanto à nomenclatura dos meses, quantidade de dias em um ano e no bimestre etc. Organize atividades extras, para fazer em casa ou no AEE, que lhe darão melhores condições de participação. 5ª etapa Se o aluno com deficiência visual já for leitor, ofereça-lhe o texto em braile ou organize uma dupla para que seu colega faça a leitura em voz alta. 6ª etapa Encaminhe a construção dessa agenda para que o aluno a realize junto ao AEE. Discuta com o AEE as formas mais acessíveis de organizá-la, talvez em blocos semanais. Quanto ao registro, o aluno pode ditar a um escriba (colega ou professor) ou fazer uso de punção e lâmina para a escrita em braile. Avaliação Organize um grupo para o estudante portador de deficiência visual com alunos mais avançados e que sejam colaboradores. Faça intervenções de modo a garantir seu espaço de participação, que será maior na discussão do que na execução das tarefas. Ele pode auxiliar os colegas separando materiais, dando ideias para os temas ou para as formas de registro da atividade. No AEE, o estudante deficiente poderá fazer essa mesma proposta, construindo um calendário em braile que será utilizado no próximo ano.
Visual
Créditos: Priscila Monteiro Formação: Consultora pedagógica da Fundação Victor Civita.
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