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Jornalismo

Objetivo(s) 

Comparar o nível de aprendizado no mesmo conceito matemático entre crianças de diferentes séries do Ensino Fundamental I.

Conteúdo(s) 

 

Metro Linear

Metro Quadrado

Ano(s) 

1º, 2º, 3º, 4º, 5º

Tempo estimado 

1

Material necessário 

Metro de Pedreiro

Trena

Régua

 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

a) Aplicar atividade tradicional sobre diferença de medidas: m e m2 (metro linear e metro quadrado); b) Solicitar que a criança calcule quantos metros e metros quadrados têm a sala (dê a ela um metro de pedreiro); c) Se forem detectadas dificuldades na resolução do problema, ensine-a; após ensiná-la, refaça o problema e grave novamente o vídeo;

b) Aplique o Método Tradicional: atividade I, no Anexo I;

c) Aplique o Método Construtivista;

d) No Método Construtivista, peça para a criança medir o tamanho de uma sala em metros; posteriormente, peça para ela medir o tamanho em metros quadrados;

e) Se a criança encontrar dificuldade, deixe ela errar, mas, vá, progressivamente, lhe ensinando; escute as dúvidas da crianças;

f) Caso a criança não consiga fazer a atividade, ensine-a e só filme;

d) Compare a atividade Tradicional com a Construtivista; Verifique onde houve maior progresso, quais erros foram cometidos; se foi detectado erro no Método Tradicional, se houve erro no Método Construtivista, etc;

Obs: 

1) Filme a criança focando em seu rosto e nas estratégias utilizadas por ela na resolução dos problemas;

2) Cuidado com o áudio e a estabilidade da câmera;

3. Filme a criança numa sala reservada (com pouco barulho e sem interferências externas)

4. Converse com a criança antes da filmagem. Descontraia. Dê balinhas para ela (recompensa);

5. Peça autorização por escrito para os pais (modelo em Anexo)

 

Avaliação 

Analise os registros feitos por cada aluno e se eles avançaram em relação aos procedimentos utilizados. Observe também a participação nas situações de discussão, registrando as opiniões.

Flexibilização 

Nem sempre o aluno com deficiência intelectual vai conseguir resolver um mesmo problema com base em diferentes estratégias, mas é importante que ele compartilhe como conseguiu resolver e perceba como os colegas o fizeram. Se ele conseguir encontrar uma forma adequada para resolver problemas do campo aditivo, por exemplo, esse já pode ser um grande avanço. Vale, também, relacionar os problemas com assuntos cotidianos, que façam parte do dia a dia da criança. Utilizar recursos visuais, como as figurinhas do álbum citado nesta atividade, contribui para que o aluno consiga compreender as estratégias que podem ser utilizadas. Amplie o tempo de realização das atividades, antecipe as etapas para o aluno sempre que possível e conte com a ajuda dos responsáveis pelo AEE.

Créditos: Rosiane Ribeiro Formação: Professora da EM Pauline Paruker, em Joinvile, SC

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