Matemática da reciclagem

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

Analisar, por meio de ferramentas matemáticas, a reciclagem de lixo.

Conteúdo(s) 

Operações básicas.
Proporção.
Regra de três.
Porcentagem.
Equações.
Construção de gráficos e tabelas.

Ano(s) 

6º, 7º, 8º, 9º

Tempo estimado 

De um a dois meses.

Material necessário 

Jornais e revistas.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Apresente o problema a ser estudado debatendo a importância da reciclagem. Por que é necessária? Quem a pratica de fato? Peça que os alunos coletem reportagens sobre o tema e proponha o trabalho prático: um estudo sobre os números da reciclagem. Divida a classe em grupos, cada um responsável pela pesquisa de um insumo reciclável: papel, vidro ou alumínio, por exemplo. Para incentivar a turma, organize um plano de coleta de latas de alumínio a fim de arrecadar fundos para a compra de algum bem para a escola.

2ª etapa 

Decidido o tema que cada grupo vai pesquisar, formule perguntas sobre ele que possam ser respondidas com grandezas matemáticas. Exemplos:

Quanto lixo é produzido em média por uma pessoa adulta?

Quanto desse material é reciclado?

Quantas latas de alumínio são produzidas no Brasil? E recicladas?

Um quilo de alumínio corresponde a quantas latas de refrigerante?

3ª etapa 

Nesta fase, os alunos interpretam os dados pesquisados, aplicando conteúdos matemáticos para obter novos dados. Usando operações
básicas, é possível calcular a quantia que pode ser arrecadada:

Número de alunos x número de latas por aluno = total de latas por mês

Número de latas por mês x meses do ano letivo = total de latas por ano

Total de latas por ano ÷ 75 latas (equivalente a 1 quilo de alumínio) = quilos de latas por ano

Quilos por ano x R$ 1,50 (preço do quilo de lata) = quantia arrecadada Estimule a turma a registrar processos e resultados por escrito.

4ª etapa 

Debata como os números obtidos podem ser apresentados de forma simples ao grupo. Incentive a turma a pesquisar diversos tipos de gráficos e tabelas: em barras, setores etc. Se houver acesso ao programa Excel, apresente diferentes maneiras de elaborar gráficos no computador.

Avaliação 

Produto final  Apresentação dos resultados na forma de pôsteres ou seminários. Avaliação  Verifique o uso de fontes confiáveis, a avaliação dos resultados, a precisão nos cálculos e a aplicação adequada de ferramentas matemáticas.

Créditos: Antonio José Lopes Bigode Formação: professor do Centro de Educação de Matemática, em São Paulo.

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