Objetivo(s)
Analisar, por meio de ferramentas matemáticas, a reciclagem de lixo.
Conteúdo(s)
Operações básicas.
Proporção.
Regra de três.
Porcentagem.
Equações.
Construção de gráficos e tabelas.
Ano(s)
6º, 7º, 8º, 9º
Tempo estimado
De um a dois meses.
Material necessário
Jornais e revistas.
Desenvolvimento
Apresente o problema a ser estudado debatendo a importância da reciclagem. Por que é necessária? Quem a pratica de fato? Peça que os alunos coletem reportagens sobre o tema e proponha o trabalho prático: um estudo sobre os números da reciclagem. Divida a classe em grupos, cada um responsável pela pesquisa de um insumo reciclável: papel, vidro ou alumínio, por exemplo. Para incentivar a turma, organize um plano de coleta de latas de alumínio a fim de arrecadar fundos para a compra de algum bem para a escola.
Decidido o tema que cada grupo vai pesquisar, formule perguntas sobre ele que possam ser respondidas com grandezas matemáticas. Exemplos:
Quanto lixo é produzido em média por uma pessoa adulta?
Quanto desse material é reciclado?
Quantas latas de alumínio são produzidas no Brasil? E recicladas?
Um quilo de alumínio corresponde a quantas latas de refrigerante?
Nesta fase, os alunos interpretam os dados pesquisados, aplicando conteúdos matemáticos para obter novos dados. Usando operações
básicas, é possível calcular a quantia que pode ser arrecadada:
Número de alunos x número de latas por aluno = total de latas por mês
Número de latas por mês x meses do ano letivo = total de latas por ano
Total de latas por ano ÷ 75 latas (equivalente a 1 quilo de alumínio) = quilos de latas por ano
Quilos por ano x R$ 1,50 (preço do quilo de lata) = quantia arrecadada Estimule a turma a registrar processos e resultados por escrito.
Debata como os números obtidos podem ser apresentados de forma simples ao grupo. Incentive a turma a pesquisar diversos tipos de gráficos e tabelas: em barras, setores etc. Se houver acesso ao programa Excel, apresente diferentes maneiras de elaborar gráficos no computador.
Avaliação
Produto final Apresentação dos resultados na forma de pôsteres ou seminários. Avaliação Verifique o uso de fontes confiáveis, a avaliação dos resultados, a precisão nos cálculos e a aplicação adequada de ferramentas matemáticas.
Créditos: Antonio José Lopes Bigode Formação: professor do Centro de Educação de Matemática, em São Paulo.
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