localização percurso ou deslocamento

POR:
professor

Objetivo(s) 

  • Descrever, interpretar e analisar a localização de pessoas e objetos
  • Utilizar informações e pontos de referência para escolher caminhos 
  • Planejar e observar o tempo utilizado no trajeto

Conteúdo(s) 

  • Identificação de pontos de referência;
  • Elaboração de itinerário. 

Ano(s) 

Tempo estimado 

1 aulas

Material necessário 

Cópias de um esquema  simples (mapa) da sala com as carteiras e o percurso que os alunos deve seguir.

Desenvolvimento 

1ª etapa 
 

 

2ª etapa 

Divida a turma em grupos e dê as dicas para o inicio a caça ao tesouro com um ponto de partida que pode ser a mesa da professora e seguindo pela sala entre as carteiras seguindo da direita para esquerda da 1ª carteira da 4ª fileira e assim por diante.

Avaliação 

Proponha a exploração de plantas baixas. Dê algumas pistas para que localizem um lugar no mapa e pergunte se elas são suficientes. Divida a turma em equipes. Elas devem imaginar um caminho e fornecer informações para outro grupo traçá-lo no mapa. Verifique se são usados pontos de referência e dicas de direção. Facilite a tarefa para os estudantes que apresentarem dificuldades.

Créditos: Fonte Portal Educ.ar, do Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina (www.educ.ar/educar)

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias