Objetivo(s)
- Descrever, interpretar e analisar a localização de pessoas e objetos
- Utilizar informações e pontos de referência para escolher caminhos
- Planejar e observar o tempo utilizado no trajeto
Conteúdo(s)
- Identificação de pontos de referência;
- Elaboração de itinerário.
Ano(s)
4º
Tempo estimado
1 aulas
Material necessário
Cópias de um esquema simples (mapa) da sala com as carteiras e o percurso que os alunos deve seguir.
Desenvolvimento
Divida a turma em grupos e dê as dicas para o inicio a caça ao tesouro com um ponto de partida que pode ser a mesa da professora e seguindo pela sala entre as carteiras seguindo da direita para esquerda da 1ª carteira da 4ª fileira e assim por diante.
Avaliação
Proponha a exploração de plantas baixas. Dê algumas pistas para que localizem um lugar no mapa e pergunte se elas são suficientes. Divida a turma em equipes. Elas devem imaginar um caminho e fornecer informações para outro grupo traçá-lo no mapa. Verifique se são usados pontos de referência e dicas de direção. Facilite a tarefa para os estudantes que apresentarem dificuldades.
Créditos: Fonte Portal Educ.ar, do Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina (www.educ.ar/educar)
Tags