Localização espacial a partir de pontos de referência

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

- Localizar-se no espaço com base em pontos de referência e algumas indicações de posição.
- Descrever sua posição e a posição de objetos no espaço, dando informações sobre pontos de referência, direção e sentido.
- Localizar-se no espaço com base em pontos de referência e algumas indicações de posição.

Conteúdo

Pontos de referência e localização espacial

Ano(s) 

1º, 2º

Tempo estimado 

5 ou 6 aulas

Material necessário 

Folhas para registro da localização na sala; planta baixa da sala de aula; mapa do bairro em que a escola está localizada; outro mapa mais abrangente (Município, Região administrativa, ou Estado).

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Proponha aos alunos que registrem numa folha de sulfite a sua localização na sala de aula. Nesse momento, podem utilizar o recurso que considerarem mais apropriados: desenho, recorte e colagem ou até mesmo, para os que já leem e escrevem, descrição por escrito. Peça para que não coloquem seus nomes. Recolha e redistribua de tal forma que cada aluno receba o registro de seu colega. Peça que coloquem o nome do aluno que fez o registro a partir da localização expressa na folha. Tenha o cuidado de entregar os registros escritos a alunos que tenham condições de lê-los.

Prepare um mural para que exponham, e solicite que o dono de cada registro verifique se o colega conseguiu identificá-lo a partir do registro feito. Se algum registro estiver com o nome trocado, solicitar, que o aluno que teve a tarefa de colocar o nome, explique como chegou ao nome trocado. Nesse momento é importante que cheguem a conclusões do que não pode faltar quando se pretende expressar a localização no espaço: pontos de referência bem explícitos.

2ª etapa 

Prepare uma planta baixa da sala de aula e solicite que escolham um colega e registrem sua localização. Peça que os alunos apresentem seu registro e expliquem como fizeram. Embora a maioria dos alunos já saiba se expressar com o vocabulário adequado, o professor pode intervir formulando questões que os ajudem a adquirir maior precisão no vocabulário utilizado. Por exemplo: "Quem está atrás?", "Quem está na frente?", "Qual aluno senta-se à direita?", "E a esquerda?"

3ª etapa 

Leve um mapa do bairro ou do município onde apareçam os nomes das ruas, próximas à escola, e a localização de alguns pontos de referência como casas de comércio ou indústria ou templos religiosos. Entregue um para cada dupla de alunos.

Pergunte se sabem de onde é aquele mapa e peça que procurem localizar pontos conhecidos. Depois, proponha que localizem onde a escola se encontra no mapa a partir do nome da rua.

Durante a atividade acompanhe como os alunos a estão realizando, circule pela classe intervindo com questões que o levem a observar os pontos de referência do mapa, pois os mesmos facilitam o que precisam localizar.

Depois que localizaram a escola peça a alguns alunos que expliquem como fizeram para realizar a tarefa. Prepare um cartaz onde possam registrar (professor escriba) o que deve ser observado para localizar algo num mapa. Guarde esses mapas para que sejam utilizados na próxima etapa.

4ª etapa 

Devolva o mapa com o registro da localização da escola e solicite que os alunos encontrem o melhor caminho para ir da escola a algum ponto de referência registrado no mapa que seja significativo para eles (igreja, estação ferroviária, rodoviária, alguma casa comercial de grande porte, etc.). Peça que escolham como chegarão. Os alunos podem escolher fazer o trajeto a pé, de ônibus ou de carro. Aos que já escrevem, solicite que registrem por escrito a descrição do trajeto, ou forme duplas cooperativas. O professor também pode servir como escriba de alguma dupla. Peça que as duplas apresentem e justifiquem o caminho escolhido.

Avaliação 

Nesta última atividade, deve-se observar se os alunos já utilizam o vocabulário próprio de localização. Caso contrário, volte ao cartaz elaborado na etapa 3. A atividade da etapa 4 pode ser repetida ainda uma vez modificando o local de partida e/ ou local de chegada, sem esquecer de solicitar que socializem os caminhos escolhidos, justificando suas escolhas. Em continuidade proponha a localização em mapas mais abrangentes como o da região a qual pertence o município e até mesmo do estado.

Créditos: Ida Maria Fanchini Formação: Professora de Matemática da EMEB Donald Savazoni, em Franco da Rocha, SP.

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