Localização de um ponto no plano
Pornovaescola
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
Identificar a localização de objetos numa malha quadriculada, coordenando as informações de dois eixos (linhas e colunas) para determinar a localização de um ponto.
Introdução ao plano cartesiano: localização de um ponto ou objeto na malha quadriculada (tabuleiro de xadrez ou mapa).
5º
4 aulas
Apresente um tabuleiro de xadrez aos alunos, reunidos em duplas, e peça que observem que as colunas são identificadas com letras e que cada linha é identificada por um número. Peça que localizem, por exemplo, a casa A/7 deslizando os dedos no tabuleiro.
Proponha uma variação da atividade pedindo que as duplas se revezem na tarefa de dar um comando para localização de um ponto. Varie, sugerindo indicar o lugar de um estudante na classe, determinada poltrona na foto da plateia de um teatro, objetos em uma cena etc., sempre com base em coordenadas.
Entregue para cada criança um mapa indicando a posição inicial e final de um personagem. Proponha que o movimentem de um ponto ao outro cumprindo a menor distância possível. Peça que todos anotem as coordenadas para a comparação com o percurso dos colegas. Observe todos atentamente. Verifique se, ao comando de localização de linhas e colunas, eles apresentam dificuldades somente no início da atividade ou durante todo o tempo. Dependendo do resultado, retome o conteúdo. Abra um espaço para que as discussões realizadas sejam socializadas no grande grupo.
1ª etapa Flexibilização de recursos Monte um tabuleiro adaptado. Marque os limites com um cordão e faça as casas brancas e pretas com textura diferente. Assim, a criança pode contar as linhas e as colunas. 2ª etapa Flexibilização de recursos O aluno cego indica em que casa do adversário acha que está cada peça, revezando-se com o colega. Para o registro, providencie uma folha quadriculada com cola de alto-relevo. Flexibilização de tempo Caso ele necessite de mais exercícios, trabalhe as coordenadas verticais e horizontais separadamente. Forme uma dupla com ele ou junte-o a um colega que também necessite do exercício. 3ª etapa Flexibilização de recursos Providencie um mapa quadriculado em alto-relevo e com os pontos principais marcados da mesma forma para que ele possa, com os colegas de equipe, identificar a localização pedida. Flexibilização de tempo Antecipe com a sala de recursos o exercício da noção espacial.
Múltipla
Créditos: Andréia Silva Brito Formação: Professora da EEEFM Carlos Drumond de Andrade, em Presidente Médici, RO Créditos: Fátima Rosane Dias Azambuja Formação: Professora da EEEM Senador Salgado Filho, em Alvorada, RS.
Últimas notícias