Compartilhe:

Jornalismo

Livros sobre os dinossauros

Pornovaescola

02/09/2017

Objetivo(s) 

1. Aprender os procedimentos de pesquisa através do uso de vários instrumentos, tais como: observação, comparação, leitura de textos informativos (leitura de imagens, leitura por antecipação de significado, leitura realizada por adulto).
2. Fazer uso da escrita como registro dos conhecimentos construídos ao longo do processo (situações de registros espontâneos e produção de textos tendo o professor como escriba).
3. Conhecer o conteúdo referencial que será escrito no livro: diferentes espécies de dinossauros, alimentação, moradia, características físicas, algumas hipóteses sobre o desaparecimento dos dinossauros.
4. Aproximar-se das características do texto informativo.
5. Produção oral de textos informativos com destino escrito, respeitando suas características e sua função comunicativa.
6. Usar a escrita e o desenho como recurso de sistematização e socialização dos conhecimentos adquiridos.
7. Revisar os textos.
8. Valorizar o trabalho em grupo.
9. Ter interesse em pesquisar novos assuntos, consultando diferentes fontes de informação.

Conteúdo(s) 

  • Produção oral de textos informativos
  • Leitura de textos informativos (leitura de imagem, leitura exploratória, escuta de textos lidos pelo professor)

 

Ano(s) 

1º, 2º, 3º, 4º, 5º

Tempo estimado 

3 meses

Material necessário 

  • Bons modelos de textos informativos sobre os Dinossauros que tratem sobre diversos aspectos de sua existência: alimentação, moradia, características físicas, nomes científicos, comparação com os animais atuais, hipóteses sobre sua extinção.
  • Dvds sobre Dinossauros.
  • Bonecos de Dinossauros para os alunos observarem as características físicas e para brincarem.

Desenvolvimento 

1ª etapa 
  1. Promover uma conversa sobre os Dinossauros. Construir um quadro que deverá ser preenchido ao longo do projeto a partir das seguintes questões: "o que já sabemos", "o que queremos descobrir", "o que aprendemos".
  2. Promover a troca de conhecimentos entre as crianças, sensibilizando-as para o assunto. 3. Propor ao grupo a elaboração de um livro com textos informativos sobre os Dinossauros.
  3. Planejar com o grupo a organização do livro: capítulo 1 - informações sobre as espécies de Dinossauros (características físicas, alimentação, moradia), capítulo 2 - relação de parentesco dos Dinossauros com os animais atuais, capítulo 3 - diferentes versões para a extinção dos Dinossauros.
  4. Buscar em livros, revistas e textos, informações para responder algumas das questões levantadas pelo grupo: o que queremos descobrir.
  5. Ler para o grupo diferentes textos que informem sobre as características físicas, a alimentação, as moradias, as versões para a extinção, a relação dos Dinossauros com os animais atuais.
  6. Propor ao grupo que preencham o quadro : "o que já sabemos", "o que queremos descobrir", "o que aprendemos".
  7. Propor que escrevam as informações do conteúdo referencial estudado. Estas informações e notas sobre o conteúdo referencial constituem um texto intermediário.
  8. Levar para a sala bonecos de dinossauros para observação das características físicas dos animais.
  9. Apresentar um dvd que trate do assunto, ressaltando alguns pontos que devem ser observados.
  10. Realização da primeira versão da produção oral de texto para o capítulo 1, considerando o texto intermediário. A professora é a escriba, considerando todas as notas e informações.
  11. Revisão do texto produzido, considerando as informações apresentadas (são suficientes para o leitor entender?) e a forma como estão escritas (o leitor irá entender o jeito que está escrito?).
  12. Realização da versão final do capítulo 1.
  13. Organizar uma atividade de desenho de observação dos bonecos de Dinossauros e imagens dos livros para ilustrar o capítulo 1.
  14. Escrita de legendas para os desenhos.
  15. Realização da primeira versão da produção oral de texto para o capítulo 2., considerando o texto intermediário. A professora é a escriba.
  16. Revisão do texto produzido (são suficientes para o leitor entender?) e a forma como estão escritas (o leitor irá entender o jeito que está escrito?).
  17. Realização da versão final do capítulo 2.
  18. Selecionar imagens e/ou desenhos que mais gostaram para ilustrar o capítulo 2.
  19. Realização da primeira versão da produção oral de texto para o capítulo 3, considerando o texto intermediário.. A professora é a escriba.
  20. Revisão do texto produzido (são suficientes para o leitor entender?) e a forma como estão escritas (o leitor irá entender o jeito que está escrito?).
  21. Realização da versão final do capítulo 3.
  22. Propor aos alunos ilustrarem o capítulo 3.
  23. Revisar o livro todo com o grupo para avaliarem se está pronto ou se precisam melhorá-lo em alguma parte.
  24. Convidar as crianças de outras classes para o lançamento do livro. Na ocasião os alunos do grupo podem contar algumas coisas que aprenderam sobre os dinossauros para os convidados.

Avaliação 

Ao longo do desenvolvimento do projeto, é possível avaliar: A adequação dos textos produzidos pelas crianças em relação à sua função comunicativa, à sua forma e aos seus aspectos lingüísticos; Qualidade e propriedade dos comentários das crianças nas rodas de revisão de texto; Uso de determinados comportamentos para ditar um texto ao professor (falar pausadamente, repetir alguns trechos, solicitar nova leitura depois da mudança realizada etc.) Desenvolvimento de comportamentos escritores: planejar/decidir que aspectos serão tratados no texto, considerar o destinatário ausente...   Quer saber mais? BIBLIOGRAFIA  Livros  A Vida dos Dinossauros - Rosicler Martins Rodrigues - Editora Moderna. Dinossauros - Série Atlas Visuais - Editora Ática Enciclopédia dos Dinossauros - Caroline Binghan - Ciranda Cultural Tudo sobre Dinossauros - Dennis Schatz - Girassol Dinossauros Realistas - Pop- ups realistas - Ciranda Cultural Filmes Em Busca do Vale Encantado Trechos do Jurassic Park (O Parque dos Dinossauros) Links pt.wikipedia.org/wiki/Dinossauro   pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dinossauros www.suapesquisa.com/dinossauros/  www.canalkids.com.br/especial/dino  

Créditos: Beatriz Gouveia Formação: Coordenadora do Programa Além das Letras/Instituto Avisa Lá e assessora em educação

continuar lendo

Veja mais sobre

Últimas notícias