Livros e pacotes de livros
Pornovaescola
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
Resolver problemas de multiplicação que envolvam relações de proporcionalidade, mediante diferentes procedimentos (adições e subtrações reiteradas, cálculos mentais e, repertórios multiplicativos).
Proporcionalidade
2º, 3º
1 ou 2 aulas
A primeira estratégia deles é contar elemento por elemento. Mas esse tipo de trabalho é desvantajoso pela magnitude do número. É hora, então, de ensinar a multiplicar os termos. Se você estimular a discussão de estratégias entre os estudantes em sala de aula, poderá ouvir uma explicação mais ou menos como esta: se fosse 1 livro por pacote, seriam 150 livros! Se cada pacote tivesse 2 livros, haveria 150 + 150 livros! Se cada pacote tivesse 3 livros, seriam mais estes 150! Como são 4, então é 150 + 150 + 150 + 150! Esse procedimento está apoiado na propriedade comutativa. Os estudantes utilizam as propriedades das operações antes de entendê-las como um conceito. Para que se inicie o caminho dessa formulação, pergunte: 150 são os pacotes ou os livros? Se você somar os pacotes, saberá a quantidade de livros? Na discussão sobre a pertinência das estratégias, desafie a turma a usar as que sejam mais econômicas que a contagem.
Como forma de diagnosticar o aprendizado da turma, proponha um novo problema parecido e avalie se os estudantes utilizam estratégias mais econômicas e mais eficazes para solucioná-lo. Uma dessas seriam registros que evidenciem que a multiplicação é um recurso que pode ser utilizado no lugar da adição reiterada de parcelas.
Créditos: Atividade inspirada nas Orientações Didáticas para o Ensino da Multiplicação, Cláudia Broitman e Horácio Itzcovich
Últimas notícias