Livro de parlendas preferidas

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

- Favorecer situações de escrita com base em textos memorizados;

- Possibilitar a reflexão sobre o sistema alfabético. 

Conteúdo(s) 

Escrita

 

Ano(s) 

1º, 2º

Tempo estimado 

9 aulas

Material necessário 

  • Livros de parlendas;
  • Canetas coloridas;
  • Giz de cera;
  • Lápis preto;
  • Letras móveis.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Apresente parlendas aos alunos e conte que farão um livro com esse tipo de texto para apresentar aos demais colegas da escola. Leia uma delas, pergunte se conhecem outras e inicie a escrita de uma lista coletiva das conhecidas. Leia outras e acrescente à lista.

 

2ª etapa 
Divida a classe em grupos. Distribua um conjunto com as letras móveis necessárias para a escrita da parlenda para cada grupo da sala. Peça que contem quantas letras receberam e confirmem a quantidade. Retome a parlenda oralmente e anuncie qual será o primeiro trecho a ser escrito. Enquanto observa as produções, faça perguntas que promovam a reflexão sobre a própria escrita: "Com qual letra começaram a escrever o trecho da parlenda?", "O nome de algum aluno pode ajudar nessa escrita?". Peça que leiam o que escreveram - essa intervenção é fundamental para que ajustem a fala à escrita.

 

3ª etapa 

Forme duplas para a escrita de outra parlenda. A escrita será em conjunto, por isso cada criança deve colocar uma letra de cada vez, anunciando ao parceiro o que já está escrito para que este dê continuidade. Distribua as letras e relembre oralmente a parlenda. Faça intervenções: "Quantas letras deve ter esse pedaço?", "Com qual letra deve terminar o verso?". Peça que leiam cada trecho escrito para que reflitam e reorganizem as hipóteses iniciais.

 

4ª etapa 

Após a escrita das parlendas, crie com a turma o título da coletânea, escrevendo-o no quadro negro.

 

5ª etapa 

Monte os livros e distribua-os aos alunos. Peça que cada um coloque seu nome, inicie a ilustração da capa e escreva o título combinado.

 

6ª etapa 

Proponha a escrita coletiva do convite para o lançamento do livro, destinado a alguma turma da escola. No dia marcado, divida a sala em grupos. Cada um recitará uma parlenda.

 

Produto final 
Livro com parlendas eleitas pelo grupo.

Avaliação 

Observe se os alunos aprofundaram seus conhecimentos a respeito do sistema de escrita. Eles reviram suas escolhas com base nas intervenções e da parceria com os colegas?

Flexibilização 

Encaminhe para o aluno algumas parlendas como lição de casa para que a família o ajude a memorizar partes da história e os títulos. 3ª etapa Coloque o aluno com uma das duplas e considere os conhecimentos dele ao realizar esse agrupamento.

Deficiências 

Intelectual

Créditos: Clélia Cortez Formação: Formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.

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