Compartilhe:

Jornalismo

Objetivo(s) 

  • Ler canções e reconhecer suas características principais.
  • Reconhecer palavras em atividades de audição.
  • Retomar o uso de pronomes (sujeito e objeto) e tempos verbais (presente e passado simples).
  • Ampliar o vocabulário no contexto da canção.

 

Conteúdo(s) 

  • Leitura
  • Ampliação de vocabulário
  • Tempos verbais (Simple present, Simple past e Present perfect)
  • Pronomes pessoais

 

Ano(s) 

8º, 9º

Tempo estimado 

2 aulas

Material necessário 

Letra da música Help, dos Beatles, aparelho de som, Cd The Beatles - 1 com a música da atividade.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Perguntar aos alunos o que eles entendem por canção e quais suas características (rimas, repetições, analogias, metáforas e organização em versos, entre outras). Comentar sobre os Beattles,  uma banda de rock britânica, formada em Liverpool em 1960. Um dos grupos musicais mais bem-sucedido e aclamado da história da música popular. O grupo era formado por John Lennon (guitarra , vocal e teclado), Paul McCartney (baixo e vocal), George Harrison (violão e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal).

Falar que vão ouvir uma canção da banda: Help. Os estudantes a conhecem? O que esperam de uma música com esse título? A música foi composta em 65, e foi uma das canções mais famosas da banda. Tocar a canção uma vez para que os alunos a escutem, depois entregar as cópias da letra com algumas lacunas para serem completadas e tocá-la novamente para que possam ouvi-la e acompanhar a letra.

2ª etapa 

Após contato com a canção, tocar a música novamente, parando após os trechos que devem ser completados. Os alunos têm de falar a palavra ouvida para que seja escrita no quadro e eles possam verificar a grafia. Por fim, conversar sobre a impressão que a canção causou. Solicitar que a leiam de modo a encontrar palavras ou expressões que justifiquem a opinião. Pedir que identifiquem na letra palavras conhecidas. Pedir que realizem uma tradução da canção.

3ª etapa 

Convidar os estudantes a fazer outra análise do texto, sublinhando pronomes pessoais, possessivos ou verbos. Solicite, então, que digam a quem ou a que se refere cada um dos pronomes. 

4ª etapa 

Reflita com os alunos sobre o uso das formas verbais utilizadas. Em que tempo está? Solicite explicações sobre esse uso e que relacionem esse elemento com a intencionalidade da canção. 

Avaliação 

Verificar o desempenho ao longo da atividade de escuta, ajudando-os a esclarecer passagens em que houve dificuldade. Avaliar o desempenho em relação aos conteúdos abordados nas leituras analíticas.

Créditos: Celina Fernandes Formação: Coordenadora pedagógica da Escola Bialik, em São Paulo, e assessora educacional para a área de linguagem

continuar lendo

Veja mais sobre

Últimas notícias