Objetivo(s)
- Desenvolver o gosto pela leitura
- Conhecer as diferentes nuances que compõem o ritmo musical (duração, intensidade e tonalidade);
- Interpretar corporalmente os diferentes ritmos brasileiros;
- Criar ritmos e expressões corporais com base nas canções escolhidas.
Conteúdo(s)
A dança, o ritmo e suas nuances: forte e fraco, agudo e grave e rápido e lento.
Ano(s)
4º
Tempo estimado
3 aulas
Material necessário
- Instrumentos musicais (tambor, berimbau, pandeiro, flauta, atabaque etc.);
- CDs de músicas brasileiras (samba, maracatu, frevo etc.);
- DVDs de apresentações musicais e de dança;
- Aparelhos de som e de DVD.
Desenvolvimento
Depois de realizar um levantamento sobre os ritmos e as danças mais presentes no carnaval,, retome-os numa roda de conversa. Apresente aos alunos dois ritmos ou duas danças que fazem parte desse universo. Leve para a sala fotos de alguns instrumentos utilizados nessas manifestações artísticas e, em seguida, exiba fotos e vídeos de espetáculos pertencentes ao carnaval. Sugira uma interpretação livre da música e faça algumas paradas e perguntas do tipo: Quais os instrumentos utilizados? Como são os movimentos dessa dança? Vocês conhecem esse ritmo? Como podemos descrevê-lo?
Avaliação
Numa roda de conversa, verifique se a turma identifica as nuances que compõem os ritmos das diferentes danças e se compreende as características das manifestações da cultura local. Em termos de conteúdo, os alunos devem saber que existem diferentes formas de expressão corporal para cada um dos ritmos e que há coerência entre os movimentos e as nuances de ritmos das diferentes danças.
Flexibilização
1ª etapa Flexibilização de tempo Acrescente para todos a experiência tátil de sentir as vibrações. Proponha que coloquem as mãos sobre as caixas de som e distingam o tempo musical por meio de vibrações mais fortes e mais fracas. Dê atenção individual para ajudar o aluno surdo na atividade. Assim ele poderá dançar sentindo as vibrações e não apenas copiando os gestos dos demais. Flexibilização de recursos As imagens, tanto de fotos como de vídeos, facilitam a compreensão por parte dele. O intérprete de Libras pode transmitir as discussões e os comentários sobre as imagens. 2ª etapa Flexibilização de conteúdos As associações são priorizadas pelo movimento e não pelo som. Inclua questões que valorizem a identificação visual. Flexibilização de recursos O aluno surdo pode receber as explicações em Libras. Utilize imagens e cenas de dança. 3ª etapa Flexibilização recursos Para marcar os passos, utilize gestos e conte o tempo com palmas. Observando os colegas ouvintes e com a ajuda deles, o aluno surdo dança também. Flexibilização de tempo A atividade pode ser repetida ou reforçada na sala de recursos no contraturno.
Deficiências
Auditiva
Créditos: Fabio D'Angelo Formação: Coordenador pedagógico do Instituto Esporte e Educação, em São Paulo, SP, e selecionador do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10 Créditos: Patrícia Galvão da Silva Jota Formação: Professora da EE Governador Barbosa Lima, em Recife, PE. Créditos: Selma Muniz da Silva Xavier Formação: Professora da EE Governador Barbosa Lima, em Recife, PE. Créditos: Tarcila Azevedo Mendonça Formação: Professora da EE Governador Barbosa Lima, em Recife, PE.
Tags