Limites espaciais

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

Conhecer e identificar as principais formas de delimitação espacial num mapa. 

Conteúdo(s) 

  • Limites espaciais;
  • Estados e regiões do país.

Ano(s) 

3º, 4º, 5º

Tempo estimado 

3 aulas

Material necessário 

  • Lápis preto e de cor
  • Borracha
  • Papel

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Comece perguntando que limites espaciais os alunos conhecem na escola: a carteira, a sala de aula, o prédio etc. Mostre que eles delimitam a responsabilidade de cada um sobre o espaço (alunos, no caso das carteiras, professores, no caso das salas de aula, direção, no caso do prédio), ressaltando que o mesmo ocorre com os limites de municípios, estados e nações (subordinados a prefeitos, governadores e presidentes).

2ª etapa 

Pergunte aos alunos o que eles imaginam ser um limite entre duas regiões. Peça que produzam um desenho representando o Brasil e as divisões adequadas para governá-lo bem. Deixe as crianças livres para expor suas representações mentais.

3ª etapa 

Apresente o mapa político regional. Discuta a seguinte questão: por que o Brasil é dividido em estados? Por que eles são agrupados em grandes regiões? Cubra as legendas e peça que as refaçam. Incentive-os também a comparar seus mapas com o oficial.

Avaliação 

Verifique o envolvimento e a participação dos alunos no desenho inicial, na construção das legendas e nos debates. Além de raciocínio espacial, o ideal é que consigam desenvolver argumentos sobre a função e a pertinência dos limites espaciais.

Créditos: Julia Pinheiro Andrade Formação: Professora e formadora nas áreas de Geografia e Iniciação à Pesquisa da Escola Castanheiras, em São Paulo.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias