Limites espaciais
Pornovaescola
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
Conhecer e identificar as principais formas de delimitação espacial num mapa.
3º, 4º, 5º
3 aulas
Comece perguntando que limites espaciais os alunos conhecem na escola: a carteira, a sala de aula, o prédio etc. Mostre que eles delimitam a responsabilidade de cada um sobre o espaço (alunos, no caso das carteiras, professores, no caso das salas de aula, direção, no caso do prédio), ressaltando que o mesmo ocorre com os limites de municípios, estados e nações (subordinados a prefeitos, governadores e presidentes).
Pergunte aos alunos o que eles imaginam ser um limite entre duas regiões. Peça que produzam um desenho representando o Brasil e as divisões adequadas para governá-lo bem. Deixe as crianças livres para expor suas representações mentais.
Apresente o mapa político regional. Discuta a seguinte questão: por que o Brasil é dividido em estados? Por que eles são agrupados em grandes regiões? Cubra as legendas e peça que as refaçam. Incentive-os também a comparar seus mapas com o oficial.
Verifique o envolvimento e a participação dos alunos no desenho inicial, na construção das legendas e nos debates. Além de raciocínio espacial, o ideal é que consigam desenvolver argumentos sobre a função e a pertinência dos limites espaciais.
Créditos: Julia Pinheiro Andrade Formação: Professora e formadora nas áreas de Geografia e Iniciação à Pesquisa da Escola Castanheiras, em São Paulo.
Últimas notícias