As Letras do Alfabeto

POR:
professor

Objetivo(s) 

  • Estabelecer correspondência entre o some a representação gráfica das letras do alfabeto;
  • Refletir sobre  sistema alfabético (escrito);
  • Diferenciar  a língua escrita da língua falada.

Conteúdo(s) 

Leitura na alfabetização inicial de jovens e adultos.

 

Ano(s) 

1º, 2º

Tempo estimado 

1 aula

Material necessário 

Cópias do refrão da música "Asa Branca ", de Luiz Gonzaga , e cópias da letra completa (ou de uma outra canção que todos os alunos da turma saibam cantar o refrão). Se for possível, providencie uma versão da própria música para ser ouvida na sala de aula.

Asa Branca

Luiz Gonzaga

Quando olhei a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de prantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Então eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Então eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe, muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão

Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão

Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração

Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração.

 

Desenvolvimento 

1ª etapa 
Inicie uma conversa com a turma sobre a música "Asa Branca ". Quem conhece o refrão? Para que os leitores não convencionais participem da atividade e aprendam com ela, é necessário  que todos conheçam de memória o refrão da canção que será trabalhada. Convide-os a cantar:
 
" Quando olhei a terra ardendo

Qual a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação".

 

 

 

 

2ª etapa 

Distribua as cópias da letra completa. Se for possível, ouça a canção e convide os alunos a cantar. Caso contrário, leia a letra em voz alta e peça para que eles acompanhem a leitura, tentando ajustar o falado ao escrito.


Conclua a atividade conversando sobre o tema tratado na canção.

Avaliação 

Registre suas observações sobre a participação dos alunos: quais foram as pistas utilizadas para ler? Recorreram a palavras ou partes de palavras conhecidas, como por exemplo, o nome dos colegas da classe? Como justificaram as escolhas?Quais estratégias foram empregadas por eles?

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias