Compartilhe:

Jornalismo

Ler textos conhecidos de memória, ajustando o oral ao escrito.

Porprofessor

02/09/2017

Objetivo(s) 

  • Ler textos conhecidos de memória, ajustando o oral ao escrito.
  • Construir conhecimentos sobre o funcionamento do sistema de escrita alfabético.

 

Conteúdo(s) 

  • Leitura

 

Ano(s) 

1º, 2º, 3º, 4º, 5º

Material necessário 

Parlendas escritas e digitadas no computador

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Selecione parlendas diversas, inclusive as que os alunos já conhecem. Escreva cada uma delas em cartazes para apresentá-las ao grupo e organize um momento para brincar com elas. Assegure-se de que as crianças consigam recitar os textos coletiva e individualmente.

2ª etapa 

Distribuir  para os alunos  cópias de parlendas escritas em letra bastão, misturando um texto selecionado a outros do mesmo gênero .Entregar os títulos separadamente, para que os alunos façam a leitura do texto inteiro a fim de identificá-los. 


Texto I 
SANTA LUZIA
PASSOU POR AQUI
COM SEU CAVALINHO
COMENDO CAPIM
SANTA LUZIA
QUE TINHA TRÊS FILHAS:
UMA QUE FIAVA
UMA QUE TECIA
UMA QUE TIRAVA
O CISCO QUE HAVIA

Texto II 
SANTA CLARA CLAREOU,
SÃO DOMINGOS ALUMIOU.
VAI, CHUVA!
VEM, SOL!
VAI CHUVA!
VEM SOL!
PRA SECAR O MEU LENÇOL!

Texto III 
CORRE, RATINHO
QUE O GATO TEM FOME
CORRE, RATINHO
QUE O GATO TE COME

Entregar aos estudantes os textos I, II e III; ou os textos I e II, ou ainda os textos I e III, consiste em decisões didáticas que apresentam distintos problemas de leitura. Entre Corre Ratinho e Santa Luzia, há mais contrastes quantitativos e qualitativos do que entre Santa Luzia e Santa Clara Clareou, o que torna a tarefa mais desafiadora.

 

Como sabem o que está escrito, antecipar onde isso está escrito é a primeira estratégia usada pelos estudantes. Nessas sessões de leitura, a ação dos alunos será buscar ajustar as cadeias orais aos segmentos escritos. Não é óbvia para eles a relação entre o oral e o escrito, entre as partes e o todo. Desse modo, favoreça que possam colocar em jogo o que sabem sobre o sistema de escrita, mas passem a incluir, ao longo das sessões, novos aspectos não considerados inicialmente.

 

 

Avaliação 

Observar os progressos dos alunos em relação à construção do sistema de escrita e ao desenvolvimento de comportamentos leitores: Os estudantes memorizaram e se divertiram com as parlendas? Ampliaram o repertório de parlendas conhecidas? Realizaram as tarefas de leitura, arriscando-se a antecipar o que estava escrito e verificando as antecipações, considerando as marcas gráficas e os índices quantitativos e qualitativos?  

Flexibilização 

Reproduza esses cartazes em folha sulfite e encaminhe ao AEE para que o aluno tenha mais oportunidade de aproximação e memorização.  

Deficiências 

Intelectual Física

Créditos: Neurilene Martins Formação: Coordenadora pedagógica do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, em Caeté-Açu, BA.

continuar lendo

Veja mais sobre

Relacionadas

Últimas notícias