Leitura pela criança no processo de alfabetização inicial.

POR:
professor

Objetivo(s) 

- Construir saberes sobre a leitura

Explorar o texto escrito para localizar as partes do texto lidas

 

Ano(s) 

Tempo estimado 

Uma aula de 50 minutos

Material necessário 

- Computadores
- Fones de ouvido
- Arquivo de áudio com a narração da história apresentada ou livro digital da história
- Texto de um gênero com que os alunos tenham familiaridade, como um conto ou uma fábula, escritos em letra de forma.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

 É condição didática que a turma já tenha participado de práticas de leitura envolvendo o gênero escolhido, de modo a reconhecer para que serve, a linguagem específica e o conteúdo temático.

Para este plano de aula o gênero escolhido é o conto e o título é .
Providencie uma gravação em áudio do conto escolhido e a mesma versão escrita em um arquivo de Word, ou  se possível, substitua ambos por um livro digital, que já conta com o áudio, o texto e as ilustrações, que são outro importante recurso usado pelas crianças.

Organize-as individualmente para que cada uma tenha um fone de ouvido e um computador à sua frente. Se não houver computadores suficientes para todos, divida a turma de uma forma que fique no máximo dois alunos por computador.

2ª etapa 
Depois que todos tiveram a oportunidade de ouvir todo o conto narrado e de você realizar intervenções com alguns, proponha que relatem como foi a experiência, isto é, que contem como acompanharam o texto, se conseguiram lê-lo até o fim enquanto ouviam e se algumas palavras ou nomes ajudaram como pistas para se localizarem. Caso tenha dividido o grupo, faça a troca para que todos tenham a oportunidade de participar dessa situação.
A atividade pode ser repetida com outros textos. À medida que as crianças tiverem mais domínio dos comandos do computador, elas poderão focar mais a atenção no texto escrito, tentando acompanhar o áudio com a escrita a sua frente.

Avaliação 

Registre suas observações sobre a participação dos alunos, especialmente sobre o grau de autonomia com que participaram da atividade e as reflexões e justificativas apresentadas por eles. Anote também quais foram as intervenções mais importantes para que refletissem sobre o texto escrito e coordenassem o áudio com o texto. Essas observações são fundamentais para o planejamento das atividades que virão a seguir.

Créditos: Beatriz Gouveia Formação: Coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá e professora da Pós-Graduação em Alfabetização do Ise Vera Cruz, em São Paulo.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias