Leitura, interpretação e produção de biografia e autobiografia

POR:
professor

Objetivo(s) 

- Criar um espaço de reflexão sobre as características da linguagem escrita e promover situações de leitura e escrita de biografias e autobiografias.
- Trabalhar com um destinatário real para a produção escrita.

Conteúdo(s) 

- Produção de texto.
- Características específicas das biografias.
- Procedimentos de revisão. 

 

Ano(s) 

Tempo estimado 

um mês

Material necessário 

Livros de biografias e autobiografias, papéis, canetas, lápis e cartolina.  

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Convidar os alunos a contar a sua história, um registro escrito de suas marcas pessoais, suas lembranças mais queridas e fatos relevantes de sua vida. É importante que, desde o início, eles saibam que vão escrever uma autobiografia e que a sua história somada à dos colegas vai se transformar em livro. Nesse primeiro momento, o principal objetivo do trabalho é estimular a capacidade criadora e a apropriação da linguagem escrita da garotada.

2ª etapa 

Ler em voz alta biografias de personalidades da música, da pintura e da literatura. Por meio delas, as crianças vão se familiarizar com esse tipo de texto, além de conhecer um pouco da vida de Portinari, da grandeza da obra de Mozart, das férias de Monteiro Lobato no sítio, ou se indignar com a infância de Heitor Villa-Lobos, que tinha suas pernas amarradas pelo pai para fazer a lição. Conversar com a turma sobre as características identificadas e o que diferencia esse tipo de texto dos demais, como contos, fábulas e notícias jornalísticas. Realizar interpretações.

3ª etapa 

O grupo já pode elaborar um roteiro, contemplando todos os assuntos que eles gostariam de escrever nas próprias autobiografias: nome, local de nascimento, nomes dos pais, irmãos, avós, o que mais gostam de fazer na escola e fora dela, as comidas preferidas, os bichos de estimação, as lembranças mais queridas, histórias divertidas.

4ª etapa 

Com o roteiro pronto e antes de escrever sua própria história, propor aos estudantes elaborar coletivamente uma biografia a fim de experimentar a produção do tipo de texto que acabaram de conhecer. Pode ser a biografia do diretor da escola, a de outro professor ou a de um servente, mas deixar que a classe escolha quem será o biografado e garantir que a pessoa escolhida seja conhecida por todos do grupo. 

5ª etapa 

Fazer uma revisão coletiva do texto a partir da pergunta: "O que precisamos fazer para que essa biografia fique mais bonita e mais gostosa de ler?". Para conseguir a resposta, dar exemplos de bons textos: ler histórias de autores conhecidos e pedir à turma que diga quais são as palavras mais bonitas usadas por esses autores e o que eles fazem para deixar um texto melhor?. As crianças costumam responder com a precisão de um escritor, são rápidas e fulminantes, pois sabem o que faz diferença, percebem que a linguagem escrita não é igual à falada e precisam apenas da oportunidade de pensar e dizer. 

6ª etapa 

O próximo passo será escrever com os estudantes uma lista com expressões comuns nesse tipo de texto, organizadores textuais conectivos e palavras que eles gostariam de usar em suas autobiografias, por exemplo: "desde então", "tal qual", "predileta", "emocionante", "porém" e "silenciosamente", entre outras.

7ª etapa 
Começar a produção do texto individualmente.

 

8ª etapa 

Para criar uma cadência de atividades embaladas por uma atmosfera colaborativa, ler em voz alta as autobiografias de todos e, juntos, revisar e definir versões mais aprimoradas de cada texto. Se necessário, pedir que escrevam uma segunda versão da história,  baseando-se nos comentários feitos pelos colegas.

 

9ª etapa 

Para ilustrar as autobiografias, pedir que as crianças desenhem ou façam colagens de seus autorretratos.

10ª etapa 

Escrever a introdução do livro e organizar o índice também. Lembrar de que o objetivo do livro não é apresentar um texto perfeito com todos os aspectos corrigidos, pois isso não seria possível nesse momento da aprendizagem. O foco da reflexão de cada estudante é a produção de um texto de sua autoria.

11ª etapa 

Digitar as histórias, imprimir, encadernar os exemplares e marcar o dia do lançamento, pois a celebração dessa conquista pode ser uma tarde de autógrafos com a presença dos pais.

Produto final
Livros de autobiografia.

Avaliação 

Avaliar a pertinência dos textos produzidos pelas crianças em relação à sua função social, à sua forma e aos seus aspectos linguísticos; a qualidade e propriedade dos comentários feitos nas rodas de revisão de texto; a ocorrência de marcas de revisão nos textos, convencionadas em grupo; o uso de determinados comportamentos para ditar um texto ao professor (falar pausadamente, repetir alguns trechos, trocar textos ou palavras, solicitar nova leitura, depois da mudança realizada etc.); o uso de comportamentos escritores (definir o gênero, planejar e decidir que aspectos serão tratados no texto, enfrentar os problemas da escrita, considerar o destinatário ausente) e o uso de marcas textuais no discurso oral.

Flexibilização 

Materiais Se a coordenação motora do aluno ainda não estiver tão desenvolvida, inclua papéis em tamanho maior e riscantes com pontas mais grossas. 2ª etapa  Dê ao aluno uma instrução antecipada explicitando o que será trabalhado e o comportamento esperado nesse momento. Nas situações que exigem maior tempo de concentração, convide-o a sentar ao seu lado e estimule sua atenção deixando-o apreciar visualmente o livro. 3ª etapa  Se o aluno ainda não for alfabético, peça auxílio da família ou do AEE para completar esse roteiro antecipadamente. Em sala, selecione alguns itens do roteiro, prepare uma folha com frases incompletas e peça que ele a complete copiando as informações do roteiro. As correspondências entre a folha e o roteiro podem ser pelas cores (por exemplo, um traço vermelho no espaço do texto para copiar a palavra que está marcada em vermelho no roteiro). Acompanhe essa atividade lendo para ele as palavras que ele estiver escrevendo. 4ª etapa  A escolha pode ser feita por votação. Peça que, em algum momento, o aluno vá ao quadro para registrar o número de votos. 5ª etapa  ?Em algum momento dessa etapa, escolha um livro que o aluno tenha levado para que ele tenha mais participação na atividade coletiva. 6ª etapa ?Se houver habilidade para a escrita, peça que o aluno copie o registro que estiver fazendo no quadro. Isso será uma contribuição para o grupo, pois quando precisar apagar o conteúdo estará registrado.    

Deficiências 

Intelectual

Créditos: Beatriz Gouveia Formação: Coordenadora do programa Além das Letras, do Instituto Avisa Lá.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias