Objetivo(s)
- Identificar as informações principais do texto;
- Ativar as informações prévias ao texto (imagens, título, conhecimento prévio do assunto etc.) e usá-las a favor da leitura.
Conteúdo(s)
- Leitura de textos informativos.
Ano(s)
6º, 7º
Material necessário
Textos informativos, dentro de um mesmo tema: esporte, astronomia, celebridades, música etc. Um com nível de complexidade menor, dois ou três intermediários e um terceiro um pouco mais complexo.
Desenvolvimento
- Observar a figura e ler o título para antecipar o assunto que será tratado no texto, além do gênero textual utilizado;
- Ativar o conhecimento prévio sobre este assunto e gênero textual;
- Pensar em vocabulário/estruturas que poderão estar presentes no texto;
- Ao iniciar a leitura, por partes, primeiro grifar aquilo que entendem/conhecem e procurar entender as frases a partir destas palavras, mais aquelas que conseguem deduzir pelo contexto e que têm semelhança com o português;
- Buscar no dicionário somente as palavras chave para o entendimento (se necessário);
- Reler o trecho para verificar o entendimento.
Explique, então, que eles receberão um texto de leitura individual e que devem compreendê-lo para contar sobre ele para os colegas. Entregue então, um texto para cada aluno, sendo dois ou três diferentes para a classe. Devem ser textos um pouco maiores que o lido na aula anterior, mas com tema relacionado a este primeiro. Podem ser, por exemplo, cards com as fotos e textos informativos sobre "celebridades" conhecidas da faixa etária, como Justin Bieber e Selena Gomez. Cada aluno deverá ler seu card, seguindo os procedimentos já comentados, e se preparar para compartilhar as informações lidas com os colegas. Quando todos tiverem terminado a leitura, forme duplas ou trios de alunos que leram textos diferentes, (dependendo da quantidade de textos diferentes distribuídos), para contar aos colegas as informações obtidas em seus cards. Pode ser uma boa ideia especificar a quantidade ou o tipo de informação que deve ser compartilhada, para evitar que eles falem simplesmente o tema do texto, por exemplo, "Justin Bieber", mas sim o máximo de informações possíveis.
Neste momento, será feita a leitura de um texto um pouco maior e mais complexo que os anteriores. É interessante manter o mesmo tema dos demais textos, uma vez que os alunos já estão mais familiarizados com o vocabulário e as estruturas utilizadas. Entregue os textos aos alunos e antes do início da leitura, relembre os procedimentos realizados nas aulas anteriores, principalmente aquilo que deve fazer antes de se iniciar a leitura propriamente dita. Após a leitura do texto, diga para os alunos que deverão responder perguntas de compreensão do texto. As perguntas podem ter dificuldade crescente, começando com aquelas que serão facilmente encontradas àquelas que precisam de um pouco de interpretação. A atividade pode ser realizada em duplas. Quando todos terminarem a tarefa, debatam as respostas dadas pelas duplas. Finalmente, no fim da aula, é importante que os alunos registrem, em português, os procedimentos de leitura em seu caderno.
Avaliação
Durante a realização da sequência, observe a participação de todos nas atividades em sala. Na terceira leitura, atente para a capacidade de cada aluno responder as perguntas de compreensão do texto. Nesta ultima etapa, é possível perceber se os alunos foram capazes de ativar as estratégias aprendidas nas aulas anteriores.
Créditos: Maria Bonduki Formação: Professora da Target Idiomas, em São Paulo
Tags
Assuntos Relacionados