Leitura e produção de textos narrativos

POR:
professor

Objetivo(s) 

- Estabelecer conexões entre textos de diferentes gêneros e vivências.
- Distinguir textos ficcionais de não ficcionais.
- Produzir texto levando em conta as características dos gêneros.

Conteúdo(s) 

- Estrutura dos gêneros.
- Denotação e conotação.
- Produção de relatos e contos.
- Revisão e edição de textos.

 

Ano(s) 

Tempo estimado 

15 Minutos

Material necessário 

Materiais didáticos permanentes;

Papel A4;

Imagens.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

A aula iniciará com a apresentação do estagiário/professor, em seguida, exposição do conteúdo com auxilio de cartazes e logo após, dividiri-se-á turma em duplas para aplicação de atividade escrita.

2ª etapa 

Observe com os alunos as características linguísticas de um texto não ficcional. Num relato de experiência vivida, chame a atenção para o uso da primeira pessoa e para as reflexões sobre o que ocorreu. Se for um artigo científico, um verbete ou uma entrevista, destaque informações, argumentos e explicações. Se o texto for em verso, mostre como descobrir sentidos, refletindo sobre as palavras e a organização, e explore os sentidos denotativos e conotativos das palavras. No caso da prosa, mostre como os personagens são caracterizados, a importância das marcas temporais, o foco narrativo e o espaço.

Avaliação 

Peça que os alunos relatem como foi a leitura do conto para os familiares. Organize uma tabela com os conteúdos de leitura e de produção escrita trabalhados e assinale os que foram atingidos plenamente, parcialmente ou não atingidos. A tabela permite que você tenha um quadro do aproveitamento da turma e também de cada aluno e decida o que deve ser retomado.

Flexibilização 

1ª etapa  Para o aluno com deficiência auditiva e visual parcial, providencie cópias ampliadas dos textos na íntegra. Digite-os em corpo 26 ou maior, em negrito e espaço duplo. Uma alternativa é a cópia a mão com caneta hidrográfica e letra bastão grande e espaço duplo. Se necessário, prepare um texto ampliado com as anotações destacadas com cores. Para acompanhar as marcações no quadro, o aluno já deve estar sentado na frente e no centro da sala. 2ª etapa  Os alunos deficientes auditivos e com baixa visão podem escrever também com letras grandes. 3ª etapa Utilize textos ampliados, como na 1ª etapa, e faça marcas coloridas para as características que forem observadas oralmente. Dessa forma, o aluno poderá acompanhar visualmente. 4ª etapa  O aluno com deficiência pode ter um tempo maior para a produção do texto e, se necessário, concluí-lo no contraturno. 5ª etapa Como tarefa de casa ou na sala de recursos, peça que o aluno acompanhe o preparo de uma receita culinária, experimente os ingredientes e estabeleça relações dos sabores, odores e da própria experiência com verbetes e expressões para servir de subsídio na elaboração do conto.    

Deficiências 

Auditiva Visual

Créditos: Cláudio Bazzoni Formação: Assessor de Língua Portuguesa da prefeitura de São Paulo Créditos: Gracielle Souza Silva Formação: Professora da Escola Classe 214 Sul, de Brasília, DF

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