Leitura e interpretação de relatórios científicos

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

  • Conhecer relatórios científicos.
  • Identificar as principais informações apresentadas nesses documentos.
  • Identificar e compreender os recursos gráficos utilizados para a sistematização de dados apresentados nos relatórios, como gráficos, tabelas e mapas.
  • Escrever anotações de pesquisa, com base na leitura de diferentes relatórios sobre um mesmo tema.
  • Comunicar conhecimentos adquiridos a partir da leitura de relatórios científicos.

Conteúdo(s) 

  • Relatórios científicos.
  • Leitura.
  • Procedimentos de pesquisa: levantamento de hipótese, seleção de informações e tomada de notas.

Ano(s) 

8º, 9º

Tempo estimado 

9 aulas

Material necessário 

Computadores com acesso à internet ou cópias dos trechos do documento do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.
- Base Científica das Mudanças Climáticas - Volume 1
- Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação - Volume 2
- Mitigação das Mudanças Climáticas - Volume 3

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Levantamento de conhecimentos prévios e dúvidas sobre o assunto

Inicie o trabalho fazendo um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema “mudanças climáticas”. Por ser um assunto muito presente na mídia nos últimos tempos, é provável que eles tenham muitas informações a compartilhar.

Enquanto falam, registre as principais ideias apresentadas pela turma em um cartaz intitulado “O que sabemos sobre as mudanças climáticas no Brasil”. Guarde esse material para retomá-lo ao fim do trabalho.

Em seguida, proponha aos alunos que conversem em pequenos grupos e listem as principais dúvidas que possuem sobre o tema, elaborando perguntas que poderiam ser respondidas por especialistas.

Organize um momento para exposição das questões de cada grupo, agrupando aquelas que forem semelhantes. Peça aos alunos que registrem as dúvidas em seus cadernos e informe que, nas próximas aulas, eles farão a leitura de textos que buscam responder a alguma dessas perguntas.

2ª etapa 

Apresentação do material de estudo e pesquisa

Informe à turma sobre a publicação do primeiro Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, resultado do trabalho de quatro anos realizado por 360 pesquisadores das principais universidades e centros de pesquisa do país. Ele será o material de estudo das próximas aulas.

O relatório traça um quadro das mudanças climáticas em curso no país e seus impactos, indicando os principais desafios a serem enfrentados e caminhos a serem seguidos para o enfrentamento do problema.

Relatórios científicos são textos expositivos que descrevem dados obtidos a partir de pesquisas ou relatam a execução de serviços e experiências. Para validar as informações apresentadas nesse tipo de documento, os autores, geralmente, utilizam-se de recursos que facilitem a visualização dos dados apresentados como tabelas, gráficos e mapas.

Apresente os três volumes do relatório em pdf (ver links acima). Leia os títulos, os índices e a introdução de cada um deles para que os alunos possam conhecer a estrutura do documento. Caso não haja recursos para visualização do documento na web, providencie cópia das capas, dos índices e das introduções e explore-os com seus alunos.

3ª etapa 

Leitura e discussão do capítulo 3 (volume 2): "Mudanças Climáticas na Esfera Nacional"

Por ser um documento extenso e com muitos dados, faremos um recorte, propondo a leitura e discussão de apenas alguns capítulos. Para começar, apresente aos alunos o capítulo 3, volume 2. Nele é possível conhecer as principais mudanças climáticas ocorridas no país nos últimos anos.

Faça uma leitura coletiva do texto. Questione-os sobre a importância das citações nesse tipo de documento: Por que os pesquisadores as utilizam? O que revelam? Que recursos gráficos utilizam para fazer referência a outros estudos?

Ajude-os a perceber a importância de se demonstrar as fontes de pesquisa nesse tipo de documento: são elas que validam os dados apresentados, garantindo que o leitor possa identificar a origem das informações e, se necessário, percorrer o mesmo caminho realizado pelo pesquisador-autor do texto.

Proponha que façam, em seguida, uma leitura silenciosa, em duplas, grifando e tomando notas dos trechos que respondem às perguntas feitas nas primeiras aulas.

Em seguida, peça-lhes que socializem seus registros e organize-os em um quadro com três colunas intituladas: fenômeno, causas e consequências.

4ª etapa 

Leitura em grupos do capítulo 4 (volume 2) : "Recursos Naturais, Manejo e Uso de Ecossistemas

Aproveitando os conhecimentos adquiridos pelos alunos devido às recentes discussões sobre a questão da crise hídrica, organize os alunos em grupos para que façam a leitura do item “Recursos Hídricos” do capítulo 4 (páginas 46 a 66), relacionado as informações apresentadas no documento com aquelas divulgadas pela mídia.

Peça-lhes também que observem os recursos utilizados para apresentar os dados divulgados no relatório, tais como: mapas, tabelas e gráficos. Discuta com o grupo de que forma esses recursos sistematizam os conteúdos expostos, contribuindo para uma melhor compreensão do texto pelo leitor.

Após a leitura, proponha uma roda de conversa sobre o texto para que compartilhem o que compreenderam acerca do tema abordado, expondo suas dúvidas e aspectos que lhes chamaram a atenção. Aproveite para retomar as questões levantadas nas primeiras aulas para verificar se algumas delas foram respondida a partir dessa leitura.

5ª etapa 

Leitura em grupos do Capítulo 6 (Volume 2): "Saúde Humana, Bem-Estar e Segurança

Nessa etapa do trabalho, organize a leitura, em grupos, do item “Mudanças climáticas e saúde humana: uma perspectiva brasileira” (páginas 266 a 275).

Inicialmente, faça a leitura coletiva do índice, discutindo sobre cada um dos itens:

  • 6.1.1. Introdução
  • 6.1.2. Clima, Poluição e os Impactos na Saúde Humana
  • 6.1.2.1. Estudos no Brasil
  • 6.1.2.2. Doenças Veiculadas por Vetores: Dengue
  • 6.1.2.3. Estudos na Metrópole: São Paulo
  • 6.1.3. Cobenefícios Imediatos e Locais à Saúde Humana das Políticas de Mitigação da Emissão de Gases de Efeito Estufa
  • 6.1.4. Cidades como Caminho para as Políticas de Mitigação e Adaptação Frente às Mudanças Climáticas
  • 6.1.5.  Recomendações

Junto com a turma, ajude-os a levantar hipóteses sobre o conteúdo de cada uma das partes em que se divide esse capítulo. Que perguntas poderão ser respondidas em cada um desses itens? Que informações serão apresentadas por eles?

Peça à turma que façam a leitura em grupos, selecionando – dentre as diversas informações apresentadas – aquelas que julgam mais relevantes e que justifiquem essa escolha. Em seguida, peça a cada um dos grupos que apresentem as informações coletadas e as justificativas para a turma. Durante a exposição, proponha aos demais alunos que tomem notas da exposição oral dos colegas, procurando estabelecer relações com suas próprias anotações.

Por fim, relembre à turma que, embora durante essas aulas tenha sido realizada a leitura parcial do documento, o mesmo encontra-se disponível na internet, podendo ser acessado e lido em sua totalidade, caso haja interesse em um estudo mais aprofundado sobre o tema. Retome o cartaz produzido no início do trabalho e converse com os alunos sobre os novos conhecimentos que foram acrescentados a partir da leitura desse documento.

6ª etapa 

Apresentação das informações à comunidade escolar

Converse com os alunos sobre a necessidade de compartilhar as informações apresentadas no relatório com toda a comunidade escolar. Ajude-os a refletir de que maneira um estudo como esse pode contribuir para a conscientização sobre o impacto das mudanças climáticas para a vida no planeta.

Em seguida, proponha que, em grupos, organizem as principais informações coletadas durante a leitura desse documento para que possam ser apresentadas à comunidade escolar na forma de cartazes, contendo tabelas, gráficos, mapas ou mesmo verbetes de curiosidades do tipo “Você sabia?”.

Ressalte que, para que o material produzido pelos grupos cumpra seu papel, é preciso considerar o destinatário (comunidade escolar) e o propósito dessa comunicação (conscientização sobre o tema das mudanças climáticas).

Estabeleça um tempo para que organizem a produção dos materiais e oriente os grupos diante das dificuldades que surgirem. Antes de expor os trabalhos, faça a revisão dos mesmos em grupos, procurando garantir a veracidade, legibilidade e qualidade das informações apresentadas.

Converse com a equipe gestora da escola e disponibilize um local para que os textos e demais materiais produzidos pelos alunos possam ser visualizados por toda a comunidade escolar.

Avaliação 

Ao longo das aulas, procure observar: a participação e o envolvimento de cada aluno nas etapas de leitura, tomada de notas e socialização das informações; os comportamentos leitores demonstrados nos momentos de pesquisa: seleção dos temas a partir da leitura dos índices, títulos e subtítulos, tomada de notas, relações entre as informações apresentadas e os conhecimentos prévios sobre o assunto, reorganização dos dados para apresentação à comunidade etc. a qualidade das parcerias nas atividades em grupos; os comportamentos escritores demonstrados no momento de organização dos materiais para exposição das informações aprendidas.

Créditos: Denise Guilherme Cargo: Formadora do programa Ler e Escrever, da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias