Como gerenciar a correção das tarefas de casa?

Heloisa responde - Lição de casa

POR:
NOVA ESCOLA
Heloisa Ramos. Foto: Marina Piedade Heloisa responde

Heloisa Ramos é formadora de professores e foi colunista de NOVA ESCOLA até 2013.

Clique aqui para mandar a sua dúvida para a nova colunista

Pergunta enviada por Luziana Felix, Campo Limpo Paulista, SP

Sua preocupação se justifica, Luziana. A tarefa de casa pode ser uma aliada no acompanhamento dos alunos. Mas eu aprendi que esse recurso exige atenção e planejamento.

Não convém que o tipo de correção seja sempre o mesmo. É preciso variar, conforme seu objetivo:

- individual para conhecer o que o estudante consegue fazer sozinho e poder orientá-lo em suas dificuldades;

- coletiva, indicada às turmas mais adiantadas (nessa correção, cada um compara sua resposta com a dos colegas e avalia se a sua está certa);

- em duplas, com base em um roteiro, os alunos avaliam seus próprios trabalhos e indicam o que precisa ser melhorado.

- correção por amostragem é um bom recurso para classes numerosas - você pode selecionar uma atividade específica e corrigir a lição de alguns estudantes a cada dia, até chegar à totalidade da classe.

- correção feita por monitores também é indicada para os anos mais avançados. Nesse caso, os alunos incumbidos da tarefa devem receber orientação de como fazer a correção.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias