Objetivo(s)
- Ampliar o repertório literário;
- Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como uma fonte de múltiplas informações e entretenimento;
- Compartilhar experiências leitoras;
- Estabelecer relações com outros livros, outras épocas/lugares e autores diferentes.
- Confrontar interpretações e saber articular argumentos que sustentem seu ponto de vista;
- Engajar-se em discussões sobre leituras realizadas, levando em conta o ponto de vista dos colegas e usando as questões trazidas por eles para rever suas próprias ideias e impressões.
Conteúdo(s)
- Valorizar a leitura como uma fonte de prazer e entretenimento.
- Interesse por compartilhar opiniões, ideias e preferências acerca dos livros lidos.
- Desenvolver estratégias de argumentação para defender ideias e pontos de vista sobre os livros lidos.
- Desenvolver procedimentos do leitor, como estabelecer relações entre o livro que se está lendo e outros livros conhecidos ou acontecimentos vividos, selecionar passagens preferidas, pensar em outros desfechos possíveis, levantar hipóteses para explicar a motivação por traz de atos dos personagens etc.
Ano(s)
3º, 4º, 5º
Tempo estimado
1 mês
Material necessário
- Diversos títulos de livros, cada um com vários exemplares
- Cartolina
Desenvolvimento
Introdução
A proposta dos círculos de leitura é criar momentos no cotidiano escolar em que todos param para ler e depois comentam a leitura com os colegas que leram o mesmo livro e posteriormente com toda a sala. Essa proposta, apresentada por Harvey Daniels, um especialista norte-americano em formação de leitores, se estrutura da seguinte forma:
- Os alunos escolhem o que irão ler.
- Pequenos grupos temporários são formados de acordo com a escolha do livro que cada aluno fez.
- Diferentes grupos leem diferentes livros.
- Os grupos se reúnem de forma regular e pré-planejada para discutir as leituras que estão realizando.
- As crianças escrevem ou desenham notas para guiar tanto a leitura como a discussão.
- Os tópicos da discussão são levantados pelos próprios alunos.
- Os encontros do grupo devem funcionar como reais conversas entre leitores, portanto, apresentação de pontos de vista pessoais, questionamento sobre pontos da história que permitem várias interpretações e digressões são práticas bem vindas.
- O professor funciona como facilitador, e não como instrutor.
- A avaliação é feita da observação do professor e da autoavaliação realizada pelos alunos.
- O prazer de ler e compartilhar impressões sobre livros deve dar o tom dos encontros.
- Quando a leitura do livro lido pelo grupo acaba, as crianças compartilham com toda a sala os pontos altos dessa leitura e, com isso, novos grupos são formados.
Cada círculo de leitura leva em torno de um mês para ser realizado, o ideal é que o trabalho se repita algumas vezes para que cada criança tenha a oportunidade de explorar a leitura de alguns títulos no contexto privilegiado que o círculo de leitura proporciona.
Discuta coletivamente o que as crianças acham que vale a pena anotar , retomando o depoimento do leitor que elas tiveram a oportunidade de ouvir, registrar as ideias das crianças e, se necessário, chamar a atenção para outras possibilidades (sentimentos, relações, palavras sobre as quais se tem dúvida, trechos que se deseja guardar, questionamentos, comentários, relações entre a história e a vida delas; perguntas que vierem à mente; como imaginam determinada cena; técnicas do autor, boas ideias ao longo da escrita; palavras interessantes etc.).
Peça que o grupo combine a leitura do trecho inicial (que possa ser lido em 20 ou 30 minutos).
Quando todos terminarem a leitura e fizerem suas anotações, convide os grupos a conversar sobre o que leram, compartilhando suas anotações (por dez a 15 minutos).
Durante as conversações, visite cada um dos grupos, como um observador. Anote exemplos e comentários para compartilhar na discussão geral.
Terminado esse momento de troca intergrupos, organize a sala num grupo só e fale sobre os livros. Peça que cada grupo dê um exemplo, conte algo interessante que foi compartilhado durante a conversa após a leitura. Depois reflita com as crianças sobre o processo de conversar a respeito da leitura, listando os procedimentos que ajudaram a discussão. Organize essas informações num cartaz.
Peça que os grupos decidam por um novo trecho do grupo para o próximo encontro.
Avaliação
Para avaliar se o trabalho com o projeto está cumprindo seus objetivos de aprendizagem, observe se as crianças: Demonstram interesse em participar dos círculos de leitura. Compartilham suas anotações sobre o livro que estão lendo, sabendo que é possível falar dos sentimentos que a leitura despertou, das relações que estabeleceram com outros livros e outras situações, perguntar sobre palavras sobre as quais se tem dúvida, mostrar trechos preferidos, levantar questões sobre a história, fazer comentários sobre as ações dos personagens, contar como imaginam determinada cena etc. Acompanhe os grupos (círculos de leitura), anotando questões para discutir no coletivo a fim de ampliar o rol de procedimentos e relações que as crianças põem em ação durante a leitura.
Flexibilização
Peça ao AEE que providencie títulos em braile e áudio. Marque sempre o início dessa atividade com um som (o toque de um sino, por exemplo) para ritualizar e facilitar a antecipação do aluno. O aluno, conforme seu domínio do braile, pode ler apenas o título dos livros em braile e escolher um para ouvir, utilizando fone de ouvido e fazendo parte de um grupo. Organize o espaço da atividade, peça que um colega o conduza até lá e explique, individualmente, o que será feito nessa atividade. Organize um grupo que favoreça sua participação oral. Para que ele perceba qual colega do grupo está falando e tenha sua vez de participar, dê-lhe um objeto que simbolize um microfone, aquele que estiver falando o utiliza e eles vão lhe avisando quem está com o microfone. Peça ao aluno que conte para a classe o enredo ou outras características da história em áudio. Isso pode provocar uma interessante comparação entre um mesmo livro em duas linguagens.
Deficiências
Visual
Créditos: Projeto Entorno Formação: Fundação Victor Civita
Tags