Objetivo(s)
- Ouvir o professor ler em voz alta para saber mais sobre um tema.
- Familiarizar-se com textos informativos (divulgação científica) de circulação social.
- Aprender procedimentos que leitores experientes usam ao procurar informações nos textos.
Conteúdo(s)
Descoberta e uso de outros elementos, além das ilustrações, que dão pistas para localizar informações nos textos (uso do índice, títulos e subtítulos, chamadas etc.).
Ano(s)
1º, 2º
Tempo estimado
1 aula
Material necessário
Livro, revista ou enciclopédia.
Desenvolvimento
Retome com a turma conhecimentos já adquiridos sobre o tema. Leia o índice e/ou títulos e subtítulos e/ou chamada para o artigo, apresente ilustrações. Compartilhe com as crianças por que escolheu aquele portador de texto específico e peça que elas façam antecipações sobre o que esperam encontrar naquele texto.
Assuma o papel de leitor experiente, dividindo com os estudantes procedimentos que usa quando lê um texto informativo para saber mais a respeito de um tema. Durante a leitura, escolha alguns parágrafos para reler e comente o significado de expressões importantes. Volte a ler algumas passagens explicativas de certas expressões que ajudam a entender outras passagens do texto. Enfatize alguns trechos, com o tom de sua voz, para que as crianças prestem atenção.
Terminada a leitura, peça que os alunos comentem o que compreenderam ao ouvir o texto, relacionando as interpretações de uns e de outros, quando complementares. Diante de interpretações discrepantes ou contraditórias, discuta o tema, peça justificativas e retome a leitura, relendo partes que ajudam a esclarecer as questões levantadas pelas crianças.
Avaliação
Da mesma forma como ocorre com bons leitores, ao ler textos de divulgação científica de circulação social, não se espera que as crianças compreendam tudo o que escutaram. O objetivo é saber mais do que se sabia antes e compreender que muitas vezes a leitura de um texto informativo sana algumas dúvidas, mas cria outras, que nos levam a outros textos.
Flexibilização
1° etapa: Faça perguntas simples e objetivas direcionadas ao aluno para situá-lo no tema da pesquisa. 2ª etapa: Peça que o aluno observe as ilustrações e o estimule a relacioná-las à pesquisa. 4ª etapa: Envie para casa ou para o AEE uma síntese ou um roteiro para repertoriar e contextualizar o conteúdo. Avaliação: Valorize as diferenças individuais em relação aos conteúdos que cada aluno é capaz de aprender nessa atividade.
Deficiências
Intelectual
Créditos: Ana Flávia Alonço Formação: Formadora de professores do Projeto Entorno, da Fundação Victor Civita
Tags
Assuntos Relacionados