Leitura de mapas históricos

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

- Observar as diferenças e semelhanças entre representações que aparecem em mapas e reconhecê-las como resultado de eventos históricos.

Conteúdo(s) 

Mapas históricos

 

 

Ano(s) 

1º, 2º, 3º, 4º, 5º

Material necessário 

Mapas históricos de diferentes cidades em várias épocas, como os da capital paulista. 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Organize a turma em duplas e distribua mapas de diferentes períodos históricos, de maneira que cada um analise ao menos dois períodos distintos. Solicite que os alunos observem o material e anotem as diferenças e semelhanças encontradas. Ao longo da atividade, questione a turma sobre a expansão da cidade e mudanças de limites e peça que anotem os períodos de grandes crescimentos. Socialize as observações e proponha um debate, lançando a questão: "As datas destacadas estão vinculadas a algum período marcante da história do Brasil ou trata-se de fatos isolados?"

Avaliação 

Durante a análise dos mapas, observe se os estudantes notam as semelhanças e diferenças na estrutura geográfica da cidade. Durante o debate, observe como eles relacionam períodos da história nacional com a local.

Flexibilização 

É importante adiantar e repetir as etapas desta atividade para a criança com deficiência intelectual. Separe os mapas que serão trabalhados e antecipe a leitura deles com o seu aluno no AEE. O trabalho em duplas também ajuda na compreensão e memorização dos conteúdos. Reforce a comparação de imagens novas e antigas nos mapas, registre as principais conclusões da turma para que o aluno acompanhe e procure ampliar o tempo de realização desta análise.

Deficiências 

Intelectual

Créditos: Jaime Baratz Formação: Mestre em Educação e docente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias