Leitura de mapas e produção de croquis sobre desmatamento da Mata Atlântica

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

- Estabelecer relações entre diferentes mapas do Brasil.
- Produzir um croqui sobre o desmatamento da mata Atlântica e discutir suas consequências.

Conteúdo(s) 

- Leitura e interpretação de mapas.
- Produção de croqui.
- Relações entre áreas urbanas e desmatamento.

Ano(s) 

8º, 9º

Tempo estimado 

Nove aulas.

Material necessário 

Exemplares de atlas e mapas temáticos do Brasil que tratam de densidade demográfica, incidência de dengue, unidades de conservação, devastação da vegetação nativa entre 1980 e 2000 e vegetação nativa. Todos podem ser encontrados no Atlas Geográfico Escolar do IBGE, no endereço https://atlasescolar.ibge.gov.br/.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Escreva no quadro o título dos cinco mapas e explique que a proposta é analisá-los e encontrar relações entre eles. Levante os conhecimentos prévios da turma sobre os temas: do que trataria cada um deles? Oriente os alunos a observar e descrever o mapa de densidade demográfica, identificando onde estão as regiões mais e menos populosas. Peça que registrem as informações em tópicos, por escrito no caderno, e as socializem com a turma. Anote as mais relevantes no quadro.

2ª etapa 

Divida a turma em quatro grupos e distribua para cada um deles um dos outros quatro mapas. Convide-os a analisar o que trata de densidade em conjunto com o que acabaram de receber, procurando estabelecer relações entre eles. Favoreça a discussão com perguntas sobre a localização das áreas de maior ou menor densidade demográfica e as características dessas áreas no segundo mapa, examinando se existe uma possível relação entre os dois temas (por exemplo, é de se esperar que regiões com alta densidade demográfica possuam pouca vegetação nativa por causa da urbanização).

3ª etapa 

Oriente cada grupo a produzir um croqui cartográfico com os resultados dessa análise. Para isso, peça que a garotada siga o seguinte passo a passo:
- Prenda uma folha de papel vegetal sobre o mapa temático distribuído pelo professor, fazendo a lápis o contorno do Brasil e dos estados.
- Com lápis vermelho, trace o contorno da grandeza mostrada no mapa temático (por exemplo, a área de devastação da vegetação nativa).
- Crie uma legenda para simbolizar o que se desenhou.
- Dê um título ao croqui produzido.
- Sobreponha o desenho feito em vegetal ao mapa de densidade demográfica. Perceba as possíveis relações e levante hipóteses, anotando-as na forma de tópicos.

4ª etapa 

Peça que os grupos apresentem suas conclusões. Pergunte à turma quais as relações entre desmatamento, concentração populacional, doenças e unidades de conservação. Por fim, oriente todos a elaborar um texto argumentativo com base nas reflexões.

Avaliação 

Verifique se a turma entende o conteúdo retratado por cada mapa, se constroi croquis e estabelece relações entre diferentes grandezas. Para os alunos com dificuldade, avalei se éo o caso de retomar conceitos como escala, legenda e visão vertical.

Créditos: Sueli Furlan Formação: Professora de Geografia na Universidade de São Paulo (USP) e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.

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