Compartilhe:

Jornalismo

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Objetivo(s) 

Desenvolver a habilidade de descrever, analisar, interpretar e relacionar imagens gráficas

Conteúdo(s) 

  • Leitura de imagens.
  • Texto gráfico/fotográfico
  • Relações entre o texto visual e o contexto de produção da imagem.
  • Comentário.

Ano(s) 

Tempo estimado 

uma aula

Material necessário 

Revistas (fotos, propagandas e fotos jornalísticas) e imagens gráficas (internet)

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Apresente aos alunos as imagens, convidando-os a passear os olhos livremente pelo objeto artístico.

Em seguida, proponha uma conversa, em que eles digam o que mais lhes chamou a atenção nas imagens apresentadas, anotando as palavras-chave mais significativas num painel.

2ª etapa 

Forme duplas e peça que façam a descrição da obra, anotando no caderno todos os elementos que percebem na figura. Circule pela classe incentivando os alunos a dizer tudo o que estão vendo - Socialize os elementos mais importantes no painel, embaixo do título "descrição".

3ª etapa 

Realize um pequeno debate para explorar a interpretação das imagens. Nessa fase, entram em cena emoções, referências pessoais e visões de mundo. Favoreça a conversa lançando algumas questões: que sentimentos a imagem expressa? Que aspectos de sua vida se relacionam a ela? Qual sua opinião sobre a obra? As respostas devem ser consideradas como hipóteses que precisarão ser confrontadas com informações de pesquisas feitas pelos jovens. Uma opção é pedir, por exemplo, que eles comparem suas opiniões.

Avaliação 

Produção de um texto descritivo das obras selecionadas (fotos de propagandas, editoriais de moda, arquitetura, fotojornalismo, etc)

Créditos: Anamelia Bueno Buoro Formação: professora de Estética e História da Arte e da Tecnologia do Centro Universitário Senac, em São Paulo

Veja mais sobre

Últimas notícias