Leitura de imagem e interpretação de texto

POR:
professor

Objetivo(s) 

Desenvolver a habilidade de descrever, analisar, interpretar e  relacionar imagens, a partir da leitura de fábulas.

Conteúdo(s) 

  • Leitura de imagens.
  • Fábulas de La Fontaine.
  • Relações entre o texto visual e o texto escrito.
  • Comentário.

Ano(s) 

6º, 8º

Tempo estimado 

Três aulas.

Material necessário 

Imagens representando oito fábulas de La Fontaine: A cigarra e a formiga, A andorinha e os outros passarinhos, O rato da cidade e o rato do campo, As duas mulas, Os ladrões, A Morte e o Velho Lenhador, O carvalho e a cana e O lobo e carneiro.

 

 
 

 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Cubra os títulos das imagens com clips e papel. Identifica as imagens com letas do alfabeto e as coloque na ordem em frente da sala, para  que todos possam vê-las.

 

2ª etapa 

Leia cada fábula na ordem em que elas aparecem no livro. Oriente os alunos a ouvirem com atenção e relacionar a fábula ouvida com a imagem correspodente. Peça que façam a anotação em uma folha de papel.

3ª etapa 

Após essa tividade, explique para os alunos as características do gênero fábula. Faça referencia  a outro escritores de fábulas com Esopo e Fedro.

Avaliação 

Observar se os alunos conseguiram relacionar corratamente as fábulas às respectivas imagens. Solicite aos alunos que identifique o ensinamento ( a moral) de cada fábula.

Deficiências 

Múltipla

Créditos: Anamelia Bueno Buoro Formação: professora de Estética e História da Arte e da Tecnologia do Centro Universitário Senac, em São Paulo

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias