Objetivo(s)
- Ler uma carta informal em inglês
Ano(s)
6º, 7º, 8º, 9º
Tempo estimado
1 aula.
Desenvolvimento
1ª etapa
Antes da leitura
- Contextualize a leitura do texto, explicando que se trata de ler para aprender inglês.
- Levante o conhecimento prévio dos alunos sobre o texto carta.
- Pergunte aos alunos o que esperam encontrar em uma carta informal.
2ª etapa
Durante a leitura
- Peça que os alunos identifiquem os elementos que compõem o texto (endereço, data, saudação, corpo do texto, conclusão e assinatura).
- Pergunte quem é o remetente e o destinatário.
- Peça que os alunos leiam a carta para identificar o motivo que leva o remetente a escrevê-la.
- Solicite que os alunos identifiquem o trecho do texto que os ajudou a compreender o motivo pelo qual a carta é escrita.
- Comente sobre a situação de produção discursiva, ou seja, quem escreve, para quem escreve, com que intenção e por meio de que gênero textual.
- Peça que os alunos façam o exercício 1. O exercício trabalha a compreensão dos alunos sobre a organização geral da carta. Comente.
- Solicite que os alunos identifiquem no texto as expressões utilizadas pelo remetente para introduzir a carta e para finalizá-la. Pergunte se os alunos conhecem outras expressões em inglês para os mesmos propósitos. Escreva na lousa o que os alunos disserem, comente e peça que anotem, no caderno, as conclusões da discussão.
- Analise a progressão temática, ou seja, como o remetente desenvolve o assunto. Chame a atenção dos alunos para a a divisão do assunto em parágrafos e para a indicação dos mesmos.
- Discuta o uso dos tempos verbais e marque a diferença entre o uso do presente simples e do presente contínuo.
- Peça que os alunos identifiquem os advérbios utilizados pelo autor do texto e sua relação com o uso dos tempos verbais.
Avaliação
Peça que os alunos reescrevam a carta da melhor forma para que ela seja enviada por e-mail (exercício 2). Comente as diferenças observadas pelos alunos. Amplie o conhecimento dos alunos sobre a linguagem utilizada para escrever uma carta tradicional e uma mensagem enviada pela Internet. Peça que os alunos escrevam uma carta para um colega de outra classe ou escola, convidando-o para participar de um projeto de troca de correspondência eletrônica. Sistematize os conteúdos discutidos com essa atividade.
Créditos: Celina Fernandes Formação: Coordenadora e assessora educacional