Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Planos de Aula
02 de Setembro de 2017 Imprimir
5 4 3 2 1

Leitura de carta informal em inglês

Por: novaescola

Objetivo(s) 

  • Ler uma carta informal em inglês

Ano(s) 

6º, 7º, 8º, 9º

Tempo estimado 

1 aula.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Antes da leitura 

  • Contextualize a leitura do texto, explicando que se trata de ler para aprender inglês.
  • Levante o conhecimento prévio dos alunos sobre o texto carta.
  • Pergunte aos alunos o que esperam encontrar em uma carta informal.
     

2ª etapa 

Durante a leitura 

  • Peça que os alunos identifiquem os elementos que compõem o texto (endereço, data, saudação, corpo do texto, conclusão e assinatura).
  • Pergunte quem é o remetente e o destinatário.
  • Peça que os alunos leiam a carta para identificar o motivo que leva o remetente a escrevê-la.
  • Solicite que os alunos identifiquem o trecho do texto que os ajudou a compreender o motivo pelo qual a carta é escrita.
  • Comente sobre a situação de produção discursiva, ou seja, quem escreve, para quem escreve, com que intenção e por meio de que gênero textual.
  • Peça que os alunos façam o exercício 1. O exercício trabalha a compreensão dos alunos sobre a organização geral da carta. Comente.
  • Solicite que os alunos identifiquem no texto as expressões utilizadas pelo remetente para introduzir a carta e para finalizá-la. Pergunte se os alunos conhecem outras expressões em inglês para os mesmos propósitos. Escreva na lousa o que os alunos disserem, comente e peça que anotem, no caderno, as conclusões da discussão.
  • Analise a progressão temática, ou seja, como o remetente desenvolve o assunto. Chame a atenção dos alunos para a a divisão do assunto em parágrafos e para a indicação dos mesmos.
  • Discuta o uso dos tempos verbais e marque a diferença entre o uso do presente simples e do presente contínuo.
  • Peça que os alunos identifiquem os advérbios utilizados pelo autor do texto e sua relação com o uso dos tempos verbais.
     

Avaliação 

Peça que os alunos reescrevam a carta da melhor forma para que ela seja enviada por e-mail (exercício 2). Comente as diferenças observadas pelos alunos. Amplie o conhecimento dos alunos sobre a linguagem utilizada para escrever uma carta tradicional e uma mensagem enviada pela Internet. Peça que os alunos escrevam uma carta para um colega de outra classe ou escola, convidando-o para participar de um projeto de troca de correspondência eletrônica. Sistematize os conteúdos discutidos com essa atividade.

Créditos: Celina Fernandes Formação: Coordenadora e assessora educacional

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar