Jogos pré-desportivos com bola

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

Aprimorar a habilidade de passar a bola com precisão e rapidez, sem deixá-la cair no chão.

Conteúdo(s) 

Brincaceira
Jogo com bola

Ano(s) 

1º, 2º, 3º, 4º, 5º

Material necessário 

Espaço para a prática da atividade (pátio, quadra de grama ou areia).

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Peça que as crianças dividam-se em duas equipes. Fique atento para que todos sejam escolhidos e os times tenham um certo equilíbrio (nível de habilidade, idade, menino e meninas, etc.) Caso perceba que uma equipe está muito mais forte, sugira uma reorganização dos alunos. A equipe que iniciar a rodada deve começar uma troca de 10 passes sem que os demais roubem a bola. A equipe que conseguir completar a sequência marca um ponto e o jogo é finalizado quando uma das equipes completar cinco pontos.

Fique atento a aspectos como nível de participação, principais dificuldades encontradas e capacidade de compreensão das regras. Em alguns momentos é interessante organizar uma roda de conversa para que os alunos possam falar a respeito das dúvidas, dificuldades e conquistas. Quando perceber que as crianças dominam o jogo, sugira novos desafios: jogar com duas bolas, em três equipes, diminuir ou aumentar o número de passes, utilizar bolas de diferentes tamanhos e pesos, diminuir o tamanho do campo etc.

Avaliação 

Observe se as crianças estão melhorando a precisão do passe. Bons indicadores desta capacidade são visíveis quando a bola demora mais para cair no chão, quando os passes são realizados a distâncias maiores e o tempo gasto para completar a partida diminui.

Créditos: Fabio D'Angelo Formação: Coordenador do Instituto Esporte e Educação, em São Paulo, e selecionador do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias