Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Planos de Aula
02 de Setembro de 2017 Imprimir
5 4 3 2 1

Irregularidades ortográficas com consulta ao dicionário

Por: novaescola

Objetivo(s) 

- Usar o dicionário com crescente agilidade para encontrar palavras quando se desconhece a grafia correta.

Conteúdo(s) 

 

 

Ano(s) 

1º, 2º, 3º, 4º, 5º

Material necessário 

Dicionários e computador com dicionário eletrônico ou online.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Durante algumas aulas, observe como os alunos consultam o dicionário. Anote os problemas que apresentam e as estratégias a que recorrem. Depois, organize uma conversa sobre o tema. Como fazer para encontrar um termo rapidamente? É uma boa ideia usar a primeira palavra da página como guia? Enfatize a importância de observar quais são as três primeiras letras dela para se certificar de que o que buscam está próximo. Pergunte como a garotada faz para encontrar uma palavra mesmo sem saber como ela é grafada. Destaque a validade de levantar hipóteses (passeio ou paceio, tigela ou tijela, por exemplo). Depois, sugira o uso do dicionário no computador. Aponte que, quando digitamos um termo errado, ele o corrige e isso é útil para buscar a forma correta.

Avaliação 

Analise se os alunos passaram a consultar o dicionário com mais rapidez. 

Flexibilização 

O aluno cego faz a consulta do mesmo modo que os demais em um dicionário em braile. Ofereça mais tempo para que ele faça a pesquisa. No caso dos dicionários online, ele precisará de um computador com um software como o Jauss - que faz a 'leitura' dos textos na internet. Conte com o apoio do AEE e com os equipamentos da sala de recursos.

Deficiências 

Visual

Créditos: Regina Scarpa Formação: Coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA.

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar