Introdução a Educação Ambiental
Porprofessor
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
Fazer com que os alunos percebam que fazem parte do ambiente em que vivem e que suas atitudes influenciam o meio ambiente. Levá-los a repensar suas atitudes, tornado-se mais conscientes da relação entre os seres vivos. Produzir um panfleto para divulgação, na escola e na comunidade, sobre a preservação do meio ambiente. Provocar mudanças de hábitos nos familiares dos alunos, estimulada pela conscientização dos mesmos a respeito da preservação do meio ambiente.
Relação homem-natureza e preservação do ambiente.
1º, 2º, 3º, 4º, 5º
uma aula.
Livro Caderno de Educação Ambiental - Ecocidadão. Autoras: Denise Scabin Pereira e Regina Brito Ferreira, elaborado pela Coordenadoria de Educação Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente, Governo do Estado de São Paulo. Folha para a organização do diário, papel craft, papel sulfite A4, régua e lápis de cor. Se a escola possuir um laboratório de informática, os alunos poderão pesquisar imagens e textos relacionados ao tema, e produzir o panfleto no computador.
Introdução
Ouvimos muitas informações sobre mudanças climáticas, efeito estufa e preservação do meio ambiente, mas os alunos não têm informação suficiente para entender de que forma participam desses processos e como podem atuar no sentido de minimizar a sua influência como agentes poluidores. Para trabalhar com esse tema você pode pedir que os alunos façam um diário de suas atividades - desde que acordam até a hora de dormir - e, a partir daí, trabalhar com o conceito de preservação do ambiente.
Divida a classe em grupos, distribua um capítulo do "Caderno de Educação Ambiental - Ecocidadão" a cada um. Peça que os alunos leiam e conversem sobre o conteúdo que receberam. Eles devem anotar as informações principais em uma folha de sulfite.
Após essa etapa, cada grupo irá ler as anotações feitas e será feito um debate sobre os conteúdos.
.
Observe o envolvimento e participação da turma durante as aulas, discussões e tarefas solicitadas. Durante todo o trabalho, questione cada aluno, individualmente e nos grupos, para perceber o seu envolvimento e aprendizagem. Observe os questionamentos feitos por cada um e a maneira como busca sanar suas dúvidas. Procure perceber, também, se realmente estão tendo alguma mudança de comportamento pensando na preservação do meio ambiente. Proponha uma auto-avaliação para os alunos com questões sobre o envolvimento dos mesmos na realização do trabalho e questões relativas à preservação do meio ambiente. Pode ser pedido, também, que os alunos elaborem um texto sobre o que aprenderam, ou façam uma redação.
Alunos com autismo.
Intelectual
Créditos: Ana Lúcia Marques Britto Formação: Mestre em Biologia pelo IB-USP, professora do Ensino Médio da EE Professor Renato Braga (em São Paulo), formada em Pedagogia pela FE-USP.
Últimas notícias