Introdução
Kiriku é um menininho nascido na África Ocidental. Tão pequeno, ele não chega aos joelhos de um adulto.
O desafio que impõe seu destino, no entanto, é imenso: enfrentar uma poderosa e malvada feiticeira, que secou a fonte de água da aldeia, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda roubou todo o ouro ali guardado.
Para recuperá-lo, Kiriku enfrenta muitos perigos e se aventura por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar. “O filme trata a criança de um jeito inteligente, oferecendo a ela acesso a uma cultura diferente”, afirma o professor Cláudio Bazzoni, assessor da prefeitura de São Paulo.
Leia também: Contos africanos e indígenas permitem trabalhar o gênero literário e as relações étnico-raciais Na aula seguinte à exibição do filme, comece o trabalho lendo para a turma contos populares africanos, como os que compõem o livro
A Gênese Africana: Contos, Mitos e Lendas da África (Leo Frobenius e Douglas C. Fox, 250 págs., Ed. Landy, 45 reais, tel. 11/ 3361-5380). Em seguida, debata com a turma pontos fantásticos da narrativa, como o fato de o garoto nascer falando ou crescer de repente.
Explique que a história de Kirukú, assim como as narrativas lidas, fazem parte de outra cultura, diferente da nossa, mas que tem grande influência no Brasil.
Fale sobre a vinda dos negros como escravos e sua decorrente influência cultural, como na música e na capoeira. Ressalte também palavras de origem africana na língua portuguesa (
clique aqui para encontrar subsídios para isso). Destaque para a sala, ainda, as diferenças entre os contos lidos e os clássicos, com os quais devem estar acostumados.