Objetivo(s)
Resolver problemas que considerem as características das frações e de expressões decimais e da relação entre ambas.
Conteúdo(s)
- Frações;
- Expressões decimais
Ano(s)
5º
Tempo estimado
5 ou 6 aulas
Desenvolvimento
A meta agora é se aproximar cada vez mais da fração escolhida pela outra equipe, trabalhando dessa vez com intervalos menores: "está entre 1/2 e 3/4? Entre 5/3 e 2?". Esse momento é rico em discussões, pois os proponentes certamente selecionarão uma fração pouco óbvia para dificultar, e a solução envolverá desenhos de retas e cálculos. Muitos dividirão o intervalo em 10 partes, usando uma estratégia que agiliza os cálculos. Depois de várias partidas, reserve um momento para discutir e registrar os conhecimentos utilizados na realização da tarefa. Para orientar a reflexão, destaque os pontos:
- É mais fácil operar com frações com denominador 10, 100 etc.
- É possível intercalar uma fração num intervalo menor que 1.
- Em um único intervalo entre números naturais se encontram muitas frações.
Ao fim, organize uma discussão para verificar por que algumas foram mais fáceis e outras, mais difíceis de descobrir.
Avaliação
Observe o aprendizado em uma continuidade do jogo, dessa vez sugerindo que as equipes joguem contra você. Assim será possível controlar os números racionais com que trabalharão (selecione alguns mais complicados, como 1/3, 5/6, 7/12, 22/7 etc.). Discuta as soluções encontradas e verifique o que as crianças já sabem. Caso ainda haja dificuldade, retome o jogo com grupos menores.
Tags