Interação molecular

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

- Investigar por que algumas substâncias se misturam e outras não, relacionando essa característica à polaridade.
- Formular hipóteses para fenômenos empíricos.
- Aprender como um detergente remove gorduras.

Conteúdo(s) 

- Polaridade de moléculas.
- Substância polar e apolar.
- Interações intermoleculares.

Ano(s) 

1º, 2º, 3º, 4º, 5º

Tempo estimado 

Três aulas.

Material necessário 

Água, silicone líquido (encontrado em supermercados e lojas de produtos para carro - pode ser substituído por óleo, embora os resultados possam ser prejudicados), seringas de 30 milímetros ou maior (tantas quantas forem necessárias de acordo com o tamanho do grupo), detergente, corante alimentício líquido (encontrado em mercados - ele serve para facilitar a visualização da mistura), removedor doméstico, vinagre e isqueiro.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Aqueça o bico das seringas com um isqueiro até que derretam, fechando sua abertura. Reserve duas seringas com o bico normal, pois serão utilizadas por você na demonstração. Organize grupos de três ou quatro integrantes. Inicie perguntando: "O que acontecerá se misturarmos água e silicone líquido?" Deixe que os grupos discutam. Em seguida, oriente-os a adicionar cerca de 10 milímetros de água, uma gota de corante e 10 milímetros de silicone líquido em uma das seringas com o bico vedado, fechando-a com o êmbolo. Instrua-os a observar. Peça que agitem a seringa e observem novamente (a água e o silicone líquido não se misturam, pois suas moléculas apresentam polaridades distintas - a água é polar e o silicone é apolar). Você pode perguntar o que ocorreria se batêssemos essa mistura em um liquidificador ( a água e o silicone apenas demorariam mais para se separar, uma vez que a mistura foi agitada vigorosamente). Finalize essa etapa questionando: "Por que a água não se mistura ao silicone?" Proponha que anotem suas hipóteses.

2ª etapa 

Pergunte aos estudantes se seria possível misturar momentaneamente a água e o silicone. Peça que pinguem algumas gotas de detergente na seringa que contém uma mistura de ambos, fechem-na com o êmbolo e agitem-na em seguida. Instrua-os a observar e anotar suas conclusões. Você pode orientar os grupos a comparar essas observações com as feitas anteriormente, antes da adição de detergente à mistura.

3ª etapa 

Finalize a aula com um debate entre os grupos. Direcione as ideias dos alunos para que concluam que o detergente é o responsável pela remoção do óleo durante os processos rotineiros de limpeza, pois ele possibilita que a água e o silicone se misturem momentaneamente, uma vez que suas moléculas possuem uma parte polar, que interage com a água, e uma parte apolar, que interage com o silicone. Assim, o óleo é removido com a lavagem.

Avaliação 

Apresente duas novas substâncias: removedor doméstico e vinagre, pedindo que identifiquem qual delas é polar e qual é apolar. Proponha que eles misturem uma das amostras com silicone - apenas o removedor doméstico deverá se misturar com ele, pois ambos são apolares.

Flexibilização 

O aluno com deficiência visual precisa de experiências táteis para que compreenda a noção de polaridade. Por isso, deixe que ele sinta a textura da água e do silicone líquido. Explique que água e óleo (ou o silicone, no caso) não se misturam e coloque os componentes em um recipiente maior, que possa ser tocado pelo aluno. Ao acrescentar detergente à mistura, lembre o estudante de que esse é um produto que remove o óleo e que vai fazer com que a água e o silicone se misturem (mesmo que momentaneamente). Você pode mencionar a situação cotidiana de lavar a louça, por exemplo, para ilustrar esta reação. O aluno cego precisa registrar em braile todas as observações dos experimentos e as conclusões da turma com base nas discussões. Compartilhar os conhecimentos em grupo ajuda o aluno com deficiência visual. As atividades podem ser repetidas ou complementadas no AEE.

Deficiências 

Visual

Créditos: Thiago Lopes Formação: Pesquisador da Sangari Brasil, em São Paulo.

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