Objetivo(s)
- Identificar as informações principais do texto;
- Ativar as informações prévias ao texto (imagens, título, conhecimento prévio do assunto etc.) e usá-las a favor da leitura.
Conteúdo(s)
- Leitura de textos informativos.
Ano(s)
8º, 9º
Tempo estimado
40 min
Material necessário
Textos informativos, dentro de um mesmo tema: esporte, astronomia, celebridades, música etc. Um com nível de complexidade menor, dois ou três intermediários e um terceiro um pouco mais complexo.
Desenvolvimento
1ª etapa
Apresente aos alunos um texto curto (um ou dois parágrafos) com título e imagem de assunto de interesse da faixa etária. Pode ser relacionado à música ou programas de televisão, por exemplo. Se possível, projetá-lo no telão para que todos acompanhem a leitura. Antes de iniciar a leitura propriamente dita, peça que os alunos observem a imagem e a descrevam. Em seguida, solicite que eles leiam o título do texto e peça que tentem depreender sobre o que se trata o texto, anotando suas ideias. Chame a atenção ainda, para o gênero textual utilizado, para que façam a conexão com textos deste gênero que já tenham lido em português, e faça-os refletir sobre como normalmente são escritos. Ainda antes de iniciar a leitura, levante com os alunos que tipo de vocabulário e estrutura que poderão encontrar no texto e registrar estas ideias na lousa. Esta primeira etapa visa prepará-los para a leitura. A segunda etapa desta leitura é selecionar uma primeira parte do texto (primeiro parágrafo ou primeira frase, dependendo do tamanho) e pedir que eles grifem neste trecho todas as palavras/ideias que entendem. (É importante ficar bem claro para eles que devem grifar o que entendem, pois muitas vezes eles trazem o hábito de outras áreas de grifar o que não entendem). Ilustre este procedimento no texto projetado (ou na própria lousa, se for o caso) com as palavras grifadas por um aluno. Peça que este aluno tente entender o trecho usando somente as palavras grifadas e, a partir daí, mostre aos alunos quais outras palavras eles poderiam entender também. Mostre que para isso, podem deduzir pelo contexto e usar a semelhança com o português. Em último caso, é possível utilizar o dicionário. Aqui, é importante salientar que os alunos devem buscar somente as palavras que são chave para o entendimento da frase, aquelas sem as quais ficaria impossível compreender o texto. Feito isso, devem reler o trecho e verificar sua compreensão. Este primeiro trecho deve ser lido coletivamente, para que os alunos entendam o procedimento. É importante verificar a compreensão de todos até aqui. Em seguida, solicite que os alunos continuem a leitura do texto, seguindo os passos anteriores. Esta leitura pode ser feita em duplas. Circule pela sala auxiliando a turma quanto ao procedimento e tire dúvidas, mas deixe que eles tentem entender o texto sem seu auxílio. Para finalizar, como lição de casa, os alunos devem registrar, com suas palavras, em português, o que entenderam do texto.
2ª etapa
Em primeiro lugar, retome com o grupo o texto lido na aula anterior com base nos registros, certificando-se do entendimento geral do texto. Em seguida, recapitule os procedimentos usados na aula anterior para compreensão de um texto:
- Observar a figura e ler o título para antecipar o assunto que será tratado no texto, além do gênero textual utilizado;
- Ativar o conhecimento prévio sobre este assunto e gênero textual;
- Pensar em vocabulário/estruturas que poderão estar presentes no texto;
- Ao iniciar a leitura, por partes, primeiro grifar aquilo que entendem/conhecem e procurar entender as frases a partir destas palavras, mais aquelas que conseguem deduzir pelo contexto e que têm semelhança com o português;
- Buscar no dicionário somente as palavras chave para o entendimento (se necessário);
- Reler o trecho para verificar o entendimento.
Avaliação
Durante a realização da sequência, observe a participação de todos nas atividades em sala. Atente para a capacidade de cada aluno responder as perguntas de compreensão do texto. Nesta etapa, é possível perceber se os alunos foram capazes de ativar as estratégias aprendidas nas aulas anteriores.
Créditos: Maria Bonduki Formação: Professora da Target Idiomas, em São Paulo
Compartilhe este conteúdo:
Tags