"A Incrível Máquina Humana": características do corpo e a integração entre os sistemas

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

Compreender que o funcionamento do organismo humano depende da integração entre seus diversos sistemas, embora cada um deles tenha funções distintas.

Conteúdo(s) 

 

Visão integrada do organismo humano; sistemas respiratório, digestório, circulatório e locomotor.
 

Ano(s) 

6º, 7º, 8º, 9º

Material necessário 

Trecho em que aparecem os sistemas citados (30m00s a 50m00s).

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução
A Incrível Máquina Humana, da National Geographic, apresenta, com imagens em altíssima definição, a complexidade do corpo humano em detalhes intrigantes e de maneira dinâmica. A sugestão de Marcelo Del Bel, formador de professores da Sangari Brasil, em São Paulo, é apresentar aos alunos as diferentes formas com as quais cada órgão interage com os demais na estruturação de sistemas como o respiratório e o circulatório - o que permite um perfeito funcionamento do corpo humano. Durante duas horas, os alunos viajam nas imagens inesquecíveis desta superprodução.

Inicie a aula com uma discussão sobre quais partes e mecanismos do nosso corpo são acionados para desenvolvermos ações cotidianas, como correr e pular. Pergunte de onde vem a energia para tanto e quais órgãos e sistemas são envolvidos nesse processo. Exiba o documentário e, em seguida, retome a conversa questionando quais órgãos e sistemas participam dos processos apresentados. Sistematize as conclusões com os alunos por meio de esquemas ou tabelas, destacando que, para desenvolver essas atividades, o sistema locomotor precisa de oxigênio e de alimento.

Avaliação 

Analise a participação nas discussões. Peça também que os alunos pesquisem que outros sistemas e órgãos não apresentados estão envolvidos nessas atividades.

Créditos: Marcelo Del Bel Formação: formador de professores da Sangari Brasil, em São Paulo

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias