A importância da brincadeira na educação infantil
Porprofessor
02/09/2017
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Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
O brincar e o educar estão interligados, através do brincar, a criança aprende como se tornar um ser social, a fazer amizade,aprende coisas a respeito de seu corpo, do movimento.
A brncadeira proporciona ,por exemplo , a um bebê explorar ambientes desconhecidos, e se desenvolver com isso, Existem brncadeiras que estimulam cada fase do desenvolvimento infantil, é importante perceber qual brincadeira é indicada para determinada idade.
Através das brincadeiras, é possível trabalhar diversas etapas, como o cuidado consigo, o cuidado com o outro, resolução de problemas, com isso desenvolve-se na criança a socialização e cidadania.
Creche, Pré-escola
1h30 min
O movimento do corpo infantil: uma linguagem da criança
Ativdade para bebês de até 1 ano e meio
utilizando um túnel de tecido: Primeiramente, as crianças irão se equilibrar, sentir segurança e se aventurar no túnel,com essa atividade desenvolve através do movimento, pois ela vai adquirir autonomia de se movimentar pelo túnel,vai interagir com as outras crianças e aprender coisas nova
Atividade para criança de 2 e 3 anos
Montar um circuito com pneus, bancos, onde as crianças explorem diferentes brincadeiras e aprendam que cair e se machucar na maioria das vezes faz parte das brincadeiras
Movimento proporciona liberdade,desenvolve coordenação motora, oralidade, autonomia.
Identidade e autonomia
Atividade para crianças até 4 anos
Colocar as crianças sentadas uma ao lado da outra de frente para o espelho, para que elas possam se observar, observar os colegas e ter a liberdaade e autonomia de passar para o papel de acordo com o que elas vêem, e permitir que elas desenvolvam algumas atividades sozinhas, como lavar as mãos após as atvidades , fechar o zíper, se vestir, escovar os dentes, comer sozinha. Tanto a família quanto o professor, devem dar suporte para que as crianças realizem aos poucos algumas atvidades, que em um primeiro momento são de grande complexidade.
A avaliação faz parte do processo educativo , esse processo não deve ter como objetivo a seleção, a promoção ou a classificação dos pequenos e precisa considerar "a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano" e empregar múltiplos registros. O educador precisa estar atento às necessidades da criança para atender de maneira correta e ajudar a criança no seu desenvolvimento. ,Com a observação, o educador tem a oportunidade de conhecer cada um, as reações, os hábitos alimentares, as brincadeiras preferidas e vários outros detalhes. Por isso, ela é uma grande aliada na avaliação dos bebês e colabora para que se compreenda a forma como se expressam mesmo antes de falar convencionalmente. incluir uma atividade com materiais, no parque, uma roda de leitura e um passeio. Desse modo, permite avaliar as áreas mais bem-sucedidas e o que ainda requer ajustes.
É importante que as crianças com deficiência visual também tragam fotos, para que os colegas as reconheçam. Mas, para que esses bebês sejam incluídos e consigam reconhecer a si e aos colegas, é muito importante trabalhar estímulos relacionados aos outros sentidos. Músicas, cheiros e objetos que caracterizem os colegas - a Mariana usa óculos, o João está sempre de boné etc. - são fundamentais nesse processo. Substitua algumas brincadeiras com fotos por brincadeiras com objetos de cada criança. O móbile da sala também pode ser construído com brinquedos e as caixinhas, encapadas com tecidos de diferentes texturas. Descreva bastante as imagens e as características de cada criança. Você também pode trabalhar com as imagens em relevo (em braile, cola de relevo ou barbantes nos contornos).
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