A importância da água em nosso organismo e o caminho percorrido por ela.
Porprofessor
02/09/2017
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Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
Analisar e discutir as características e as origens das águas minerais naturais e a função desse líquido no nosso organismo
6º, 7º, 8º, 9º
2Quatro aulas de 50 minutos
Reportagem do site Planeta Sustentável
Introdução
Se a Terra costuma ser chamada de Planeta Água, tamanha a quantidade do líquido que ela contém, qual a razão de se preocupar em economizá-la? Podemos resistir um mês sem alimentos sólidos, mas não agüentamos mais de sete dias sem beber água. Por que temos tal necessidade do líquido? Que funções o tornam tão essencial? Boa parte das respostas a garotada vai conhecer na reportagem de SAÚDE, que ainda traz um guia de alguns tipos de águas minerais oferecidas no mercado, ressaltando suas características e benefícios. A leitura do texto com a classe pode desencadear um trabalho interessante a ser organizado pelos professores de química e biologia.
Inicie com a leitura integral da reportagem, o que proporcionará à garotada uma visão geral do assunto que será tratado. Na aula de Química, o tema deve suscitar o levantamento de algumas propriedades da água. Ela é considerada um solvente universal, e você pode demonstrar isso utilizando meio copo de água de torneira com uma pitada de sal de cozinha. Agite a mistura e destaque o sistema homogêneo que se forma. Pergunte o que fez o sal desaparecer. No mesmo copo, vá acrescentando sal até que seja impossível dissolvê-lo. Indague por que agora o sal se mantém no estado sólido. Explique que o NaCl sólido, ao entrar em contato com a água, se dissocia em íons sódio e cloreto que tentam o tempo todo se aproximar. Se isso ocorre, ele aparece no estado sólido. Os íons permanecem separados, porém, porque as moléculas da água formam uma coroa de solvatação ao redor de cada um deles. Distribua cópias do quadro Coroa de Solvatação (veja abaixo). Ele serve para esclarecer esse processo. Quando há excesso de sal, parte dele continua sólida porque não há mais moléculas de água para formar coroas de solvatação. Conclusão: para dissolver o sal restante, é preciso mais água.
Forme grupos de alunos e encarregue-os de levar para a sala garrafas de água mineral de marcas variadas, de preferência com as qualidades apontadas na reportagem -- alcalino-bicarbonadas, sulfatadas etc. Esse é um primeiro de investigação das composições químicas. Em classe, chame a atenção para os valores de pH e as fontes de obtenção indicados nos rótulos. Enfatize que os diversos minérios ali solvatados que justificam o nome de água mineral são responsáveis pelo sabor característico de cada bebida. Retome o quadro "Presente da Natureza" e mostre que esses minerais vêm do subterrâneo. Conte que, quanto mais profunda for a infiltração da água, maiores serão a dissolução de sais minerais, a temperatura e o pH. Comente também que a água carbogasosa (naturalmente gaseificada) precisa ser engarrafada no local de captação para preservar tal qualidade.
O texto de SAÚDE assinala alguns dos elementos químicos que as águas minerais adquirem ao se infiltrar no solo e as denominações classificatórias que recebem de acordo com a predominância de uma ou outra substância. Realce que é comum a adição artificial de ingredientes e sabores, como gás carbônico, zinco, sódio e cálcio etc. Lembre que desse processo resultam novos tipos de água, como a magnesiana, a cloretada e a cálcica. Verifique se todos entendem essa denominação. Para calcificar a água, é preciso ter o sal formado por cátion e ânion. Como exercício, os alunos podem elaborar as fórmulas dos sais, como cloreto de sódio, de zinco etc., mencionados nos rótulos dos produtos trazidos de casa. Com os dados de composição da água, seja dos rótulos ou da reportagem, oriente a meninada a calcular a quantidade em massa de cada elemento que uma pessoa ingere ao tomar um copo de água de 200 mililitros. No caso do cálcio, com a aplicação de uma regra de três simples, a garotada deve obter o valor 0,0096 grama.
Vale lembrar que existem mais de 1300 nascentes naturais no Brasil. A água mineral pertence à União e só pode ser explorada e comercializada com a autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão ligado ao Ministério das Minas e Energia. Águas que passam pelo processo de adição de substâncias são consideradas purificadas. Têm origem subterrânea ou superficial e recebem tratamento prévio para se adequar ao consumo humano e imitar a água mineral natural.
Na aula de Biologia, retome o texto para explorar os assuntos de permeabilidade celular, controle osmótico, circulação e distribuição de substâncias no organismo. Não deixe de abordar o comportamento celular humano quando associado a soluções hipotônicas, hipertônicas e isotônicas. Para tanto, aproveite o momento para aprofundar alguns indicados na reportagem, como:
1. A porcentagem de água no corpo, ressaltando que varia conforme o sexo, a idade, o preparo físico etc.
2. A proporção dela nos tecidos corporais, intra e extracelular.
Enfatize que ela participa de quase todos os processos químicos do organismo, dissolvendo e transportando substâncias vitais. Depois, distribua cópias do quadro "Ação no Organismo" assim como da tabela abaixo, que pode ser obtida também na internet (veja a indicação embaixo da tabela). Discuta as informações neles apresentados.
Com as instruções do quadro Medida da Osmose (veja abaixo), construa um osmômetro para explicar como se dá a osmose da água no corpo humano. Ao final, sugira a confecção de um cartaz que indique a função da água nas diversas partes do corpo humano.
COROA DE SOLVATAÇÃO A disposição dos átomos de hidrogênio na molécula de água é assimétrica, ou seja, não estão diametralmente opostos em relação ao átomo de oxigênio. Isso confere polaridade à molécula do líquido eletricamente positiva no lado dos átomos de hidrogênio (H+) e negativa no lado oposto. Tal polaridade é responsável pela capacidade da água de dissolver o cloreto de sódio (NaCl) e outros sais. Os íons cloro (Cl-), negativos, aproximam-se dos íons H+, enquanto os íons Na+ tendem a ficar na região negativa da molécula de água. Esse envolvimento de íons do sal pelos dipolos da água, impedindo que os primeiros se reagrupem, chama-se solvatação. |
AÇÃO NO ORGANISMO Um dos papéis que o líquido desempenha é de solvente. Ele chega ao interior das células transportando nutrientes, lavando e arrastando para fora os venenos e toxinas produzidos pelo corpo. Temos reservas de água no organismo, dos quais pelo menos 4 litros são necessários para efetuar essa tarefa de forma satisfatória. O sangue faz passar, de forma cíclica, um volume equivalente a 1500 litros de água por nossos rins a cada dia.
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MEDIDA DA OSMOSE Material |
Créditos: Elisabete Rosa Formação: Coordenadora de Química do Colégio Bandeirantes, de São Paulo Créditos: Maria Cristina de Araripe Sucupira Formação: Professora de Biologia do Colégio Santa Cruz, de São Paulo
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