Imagens do cotidiano

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

- Analisar criticamente imagens do cotidiano, procedentes de diversas fontes.
- Refletir e investigar o mundo imagético.
- Distinguir as finalidades de imagens: artística, propaganda ou documentação de fatos reais.

Conteúdo(s) 

- Leitura de imagens do cotidiano.

 

Ano(s) 

6º, 7º, 8º, 9º

Tempo estimado 

Quatro aulas.

Material necessário 

Cópias da reportagem intitulada Richard Hamilton: Pensamento Contra a Avalanche de Imagens e da obra Olhe, Cheire, Ouça e Sinta (disponíveis aqui) e de O Que Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes? (disponível aqui), jornais, revistas antigas para recorte, cola, tesoura, cartolina, tinta guache (vermelho, verde, azul e preto) e pincéis largos.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Forme duplas e distribua folhas inteiras de jornal. O ideal é que a edição seja do dia para que os alunos analisem com base em suas percepções cotidianas. Peça que selecionem uma imagem, contornando-a com uma cor de tinta. Em seguida, solicite que façam uma leitura do jornal e debatam a relação da imagem com os textos. Pergunte se aquela imagem é uma fotografia, se acompanha uma reportagem ou se ilustra uma propaganda. Questione sobre os motivos que os levaram a escolher a imagem. Convide a turma a pintar toda a folha com a cor do contorno, deixando apenas a figura em destaque. Coloque todas as folhas no chão e observe o significado de cada imagem. Ele se transforma ao ser retirado do contexto original?

2ª etapa 

Apresente a obra Olhe, Cheire, Ouça e Sinta e pergunte que mensagem ela transmite. Verifique se identificam uma representação da relação das pessoas com as imagens. Explique que aquela obra é de Richard Hamilton. Leia com eles o trecho da reportagem Richard Hamilton: Pensamento Contra a Avalanche de Imagens que fala sobre essa produção. Lance perguntas que provoquem reflexão sobre as relações entre as imagens e a publicidade e o consumo. Como ficam nossos outros sentidos diante dos apelos visuais? Por que da boca do homem saem pontos de interrogação? Por que o artista fez o trabalho em preto e branco? Volte à reportagem e destaque o trecho em que a análise do autor recai sobre a "avalanche imagética de cada dia".

3ª etapa 

Distribua revistas antigas e conte que Hamilton realizou em 1956 a colagem O Que Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes?. Antes de mostrá-la, peça que respondam: o que torna os lares de hoje atraentes? Discuta as respostas. Convide-os a fazer, individualmente, uma colagem para representar os lares de hoje. Terminadas as colagens, mostre a imagem de Hamilton. Proponha que, em grupos de quatro, apreciem as próprias produções e a do artista. Vale refletir sobre quais imagens foram escolhidas em 2010, as semelhanças e as diferenças e o que pode ser dito sobre as relações entre imagem e consumo. Solicite um texto opinativo sobre os conceitos aprendidos.

Avaliação 

Analise a participação nas atividades e verifique se os textos desenvolvem análises sobre imagens do cotidiano e as relações com consumo.

Créditos: Marisa Szpigel Formação: Professora de Arte da Escola da Vila, em São Paulo, SP.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias