Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Planos de Aula
02 de Setembro de 2017 Imprimir
5 4 3 2 1

"Ilha das Flores": o descaso com o lixo e a ampla desigualdade social

Por: novaescola

Objetivo(s) 

Refletir sobre a complexidade da questão do tratamento do lixo e compreender como pessoas em situação de extrema pobreza recorrem a ele em busca de alimentos e fonte de renda.

Conteúdo(s) 

Tratamento de resíduos sólidos e desigualdade social.

Ano(s) 

6º, 7º, 8º, 9º

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução

Considerado um dos melhores documentários da história do cinema nacional, Ilha das Flores retrata a realidade do tratamento dos resíduos sólidos no Rio Grande do Sul. Apesar de o filme já ter duas décadas, pouco mudou nos lixões gaúchos e brasileiros, ainda que haja uma maior consciência sobre a necessidade da reciclagem. O professor Sylvio Cesar, da EEFM Prefeito Antonio Conserva Feitosa, de Juazeiro do Norte, a 527 quilômetros de Fortaleza, indica a obra para falar não só sobre os resíduos sólidos mas também para mostrar a desigualdade social. "O que é lixo para alguns é fonte de subsistência para outros."

Trechos selecionados

Pode ser exibido inteiro, já que tem apenas 13 minutos.

Antes de exibir o filme, pergunte aos alunos para onde vai o lixo da casa deles. Há coleta regular? Existe coleta seletiva? Há programas de incentivo à reciclagem? Já ouviram falar de pessoas que vivem do lixo? Por que isso acontece? Passe, então, o filme sem pausa e depois peça que comparem o que foi mostrado no documentário e a situação no entorno da escola. Forme grupos e proponha a produção de um cartaz com o caminho percorrido pelo lixo da escola e uma proposta para melhorar essa destinação. Para isso, eles podem entrevistar os funcionários responsáveis pela limpeza, o diretor da escola e o motorista do caminhão que retira o lixo. Exiba os cartazes no corredor da escola.

Avaliação 

Analise a participação de cada aluno nas discussões coletivas e os cartazes e as propostas apresentados pelos grupos.

Créditos: Sylvio Cesar Formação: professor da EEFM Prefeito Antonio Conserva Feitosa, de Juazeiro do Norte, a 527 quilômetros de Fortaleza

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar