Compartilhe:

Jornalismo

Iguais ou difrentes, que difrença faz?

Porprofessor

02/09/2017

Objetivo(s) 

  • Trabalhar a questão da diversidade diariamente em sala de aula.
  • Construir identidades raciais e de gênero positivas.
  • Estimular o respeito às diferenças.
  • Aprender a viver junto aceitando a opinião dos outros.
  • Entender que precisamos resolver conflitos por meio de negociação pacífica.

Conteúdo(s) 

Leituras;

Roda de conversa;

Vídeos:

Músicas;

Pintura;

Confecção de bonecos;

Desenho

Ano(s) 

Pré-escola

Tempo estimado 

O ano todo.

Material necessário 

  • Livros, CDs, DVDs, brinquedos e instrumentos musicais.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

No momento da aquisição de materiais didáticos para a turma, selecione itens levando em conta se eles promovem a igualdade entre negros e brancos, homens e mulheres, pessoas com deficiência e grupos de diferentes culturas.

2ª etapa 

Para que a postura em casa ajude a iniciativa na escola, envolva os pais no trabalho. Organize uma reunião com eles para explicar a importância de abordar a diversidade no dia a dia. Estimule que cada um faça um exame crítico de seu próprio comportamento, refletindo sobre como isso influencia os pequenos.

3ª etapa 

No convívio com as crianças, ao notar manifestações de preconceito, intervenha mostrando a importância do respeito às diferenças e da autoaceitação. Uma boa estratégia é apoiar-se nos exemplos trazidos pelo material selecionado.

Avaliação 

No diário de classe, crie um espaço para o registro do comportamento em relação às questões de raça, gênero e deficiência. Considere também a produção da turma (desenhos, cartazes etc.) para identificar os que precisam de apoio para aceitar sua identidade e a dos colegas.

continuar lendo

Veja mais sobre

Relacionadas

Últimas notícias